
O "Camarote Marta Góes 2025", da promoter, RP, banqueteira e produtora Marta Góes, será literalmente uma folia sustentável. O espaço, localizado no circuito Dodô (Barra-Ondina), inspirado no tema "Os Encantos da Natureza", realizará uma série de ações socioambientais e práticas sustentáveis todos os dias de Carnaval, enaltecendo os biomas presentes na Bahia.
Entre as ações que farão diferença e deveriam ser seguidas por todos, estão: coleta seletiva, compostagem, uso de materiais biodegradáveis em todos os ambientes do camarote e ações de redução de impacto com neutralização de carbono.
Para os convidados, estações de água com latas recicláveis, uso de eco copos que deverão ser aproveitados durante todo o evento, gastronomia sustentável preparada com ingredientes orgânicos e camisas feitas em algodão.
Ao final do evento, o camarote Marta Góes realizará plantação de árvores em parceria com ONGs ambientais, doação de alimentos e relatório de sustentabilidade.
Para colocar em prática todas essas ações, Marta reuniu uma equipe multidisciplinar, composta por designer, cenógrafo, arquitetos e profissionais que atuam em cooperativas e ONGs ambientais. A concepção arquitetônica, idealizada pelos arquitetos Augusto Senna e Paulo Andrade, está alinhada com ações que minimizem impactos ambientais e gerem valor social.
A cenografia fica sob a direção de Pedro Caldas, um dos mais renomados diretores de arte e cenógrafos da folia baiana. Com um olhar refinado e criativo, ele garante que cada detalhe irá traduzir o conceito do camarote. O artesanato ganhará destaque na decoração, proporcionando um espaço cheio de personalidade e história. As peças serão provenientes do acervo do Artesanato da Bahia, valorizando o trabalho dos artesãos locais que criam objetos únicos com suas mãos.
Fotografias de natureza assinadas pelo fotógrafo Guido Magalhães Jr estarão presentes no camarote, com obras que trarão uma visão única da beleza natural e do patrimônio cultural baiano, proporcionando aos visitantes uma imersão visual que complementa o ambiente vibrante e de respeito com o meio ambiente.
Como realiza em todos os anos, o braço social do Camarote Marta Góes vai ocorrer na Festa à Fantasia Vermelha e Branca, na quinta-feira de Carnaval (27). Toda a renda do evento será revertida para as instituições Lar da Criança e Instituto de Ação Social e Desportiva Djoana.
O Camarote Marta Góes abrirá todos os dias para duzentos convidados, com serviço all inclusive. Um espaço exclusivo que reunirá, segundo a promoter, patrocinadores e os amigos e parceiros mais próximos.
A anfitriã do espaço fala sobre sua expectativa em retornar para o Carnaval adotando todas essas práticas ESG. "Cada experiência é única e, por mais repertório que a gente traga, estamos sempre aprendendo e nos ressignificando. Que o nosso camarote sirva de exemplo para lembrarmos que nossas escolhas e cuidados diários podem salvar a nossa Mãe Natureza", conclui Marta Góes.
Linda iniciativa, Marta!