25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Quebradeira

Escolha histórica - 24/02/2025, 06:50 - Adan Nascimento

Bloco afro Muzenza nomeia a primeira Rainha trans de toda sua história

Agremiação reafirma sua trajetória de inclusão, diversidade e representatividade

Paloma Basttos, de 24 anos, é eleita a Rainha trans
Paloma Basttos, de 24 anos, é eleita a Rainha trans |  Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (21), o Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho, foi palco do último ensaio geral do bloco afro Muzenza do Reggae. A noite foi ainda mais especial, pois a agremiação reafirmou sua trajetória de inclusão, diversidade e representatividade promovendo um momento histórico na folia baiana. Pela primeira vez em décadas de existência, o bloco nomeou a sua primeira Rainha trans, a trancista, cria do bairro da Lapinha, Paloma Basttos, de 24 anos.

A coroação é uma conquista para a comunidade LGBTQIAPN+ e reforça a luta por espaços de visibilidade e respeito para pessoas trans dentro da cultura Carnavalesca e das tradições afro-brasileiras. "É a realização de uma oportunidade que nunca sonhei que conseguiria. Sou grata a Deus, aos orixás e a mim mesma pela minha força de vontade. Muito obrigada, bloco Muzenza, pela oportunidade", disse Paloma.

O diretor-presidente do bloco reforçou a importância dessa iniciativa: "É um prazer imensurável, mais uma vez, proporcionar um momento impar dentro dos blocos afros. O Muzenza, com sua rebeldia, sentimento inclusivo e responsabilidade com a diversidade, está fazendo história, assim como fez em 2019, com sua Rainha PCD. Hoje nomeamos nossa primeira Rainha trans para o reinado do Carnaval 2025 e estamos muito felizes com isso".

O Muzenza do Reggae desfilará três dias no Carnaval: Sábado e terça no circuito Osmar Macedo (Campo Grande/Avenida) e segunda no circuito Dodô (Barra/Ondina).

exclamção leia também