26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Quebradeira

Divulgou - 12/01/2026, 05:30 - Adan Nascimento

Afoxé Filhos de Korin Efan lança tema e abadá do Carnaval com Tia Má

Bloco será animado pela Banda Filhos de Korin Efan e o Coletivo Batucabaças

Abadá do bloco Afoxé Filhos de Korin Efan

Com o tema "Afoxés da Bahia: Uma história de ancestralidade, fé e resistência", o bloco Afoxé Filhos de Korin Efan desfilará no contra-fluxo do circuito Osmar Macedo (Rua Chile/Carlos Gomes/Campo Grande), no sábado de Carnaval.

O abadá já está disponível exclusivamente no Sympla e dá direito a open bar, sistema adotado ano passado, experimentalmente, que deu certo e será repetido esse ano, para a alegria dos foliões.

O bloco será animado pela Banda Filhos de Korin Efan e o Coletivo Batucabaças, formado por mulheres baianas e seus xequerês, sem contar suas lindas alas que são um show à parte.

Na foto, você confere em primeira mão o abadá e os adereços feminino e masculino, utilizados na campanha da agremiação respectivamente pela jornalista, atriz e escritora baiana Maíra Azevedo, a Tia Má; e o diretor de arte do Korin Efan, Rodrigo Santos. As fotos foram realizadas no Pelourinho e na sede do afoxé, instalada no mesmo local.

Imagem ilustrativa da imagem Afoxé Filhos de Korin Efan lança tema e abadá do Carnaval com Tia Má
Foto: Divulgação

Maíra tem relação estreita com o Korin Efan e contou para nossa coluna como surgiu o convite para estrelar a campanha de divulgação: "Quem fundou o Afoxé Filhos de Korin Efan, foi um Ogã do meu terreiro, chamado Erenilton Bispo. Ele criou essa agremiação há muitos anos atrás. Este bloco tem ligação direta com a casa de Candomblé que eu faço parte e a atual presidente é minha irmã de santo, Elisangela. Então, eu tenho uma relação direta de afeto, porquê a maioria dos blocos afros e afoxés tem ligação com terreiros e como é um espaço que eu dialogo, minha irmã me convidou para eu fazer parte esse ano, ser a pessoa que fosse divulgar, e eu com todo carinho aceitei, inclusive em respeito a memória de Arenilton, que é esse homem que criou o bloco, e é um homem que eu tenho muito carinho e apreço. E Elisangela, que é a atual presidente, é minha irmã de santo, é uma mulher de Ogum, a gente fez santo na mesma época, no mesmo terreiro, na Casa de Oxumaré, e eu faço questão de celebrar, de colocar esse bloco para ser reverenciado, porquê é um bloco que faz questão de preservar a Cultura do povo negro no Carnaval de Salvador e que vai desfilar lindamente no contra-fluxo (Rua Chile/Carlos Gomes) e eu acho que vai valer a pena que todas pessoas possam conhecer, que a gente saia,né?, desse Carnaval comercial e conheça o Carnaval que preserva a Cultura e identidade do nosso povo".

exclamção leia também