28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Na cama com o Massa!

Cuidado! - 21/12/2024, 07:00 - Clara Oliveira

Verão é prato cheio para doenças nas regiões íntimas

A estação quente demanda uma higiene redobrada nos órgãos genitais

Os cuidados íntimos precisam ser redobrados no verão
Os cuidados íntimos precisam ser redobrados no verão |  Foto: Reprodução/Freepik

A chegada do verão, estação mais quente do ano, traz fortes ondas de calor e maior quantidade de suor no corpo, sendo um cenário perfeito para aproveitar piscinas, praias e uma alimentação rica em carboidratos. Apesar dos pontos positivos, é necessário ficar atento à saúde, em especial, aos cuidados íntimos.

A situação ocorre porque todo o calor e suor proporcionados pelo verão podem acarretar em casos de coceiras e infecções por fungos nas partes íntimas, tanto na mulher quanto no homem. Para explicar como evitar os casos e os cuidados necessários durante essa estação do ano, o MASSA! conversou com uma ginecologista e um urologista.

Cuidados íntimos femininos

A ginecologista Vanessa Maia esclareceu os motivos para que os cuidados íntimos no verão sejam redobrados. “⁠Esse é um período que aumenta as queixas em consultório. São casos de corrimentos vaginais, principalmente, e candidíase. Principalmente devido ao verão, que inclui o calor, praia, banhos de piscina e alimentação rica em carboidratos, e aumento da ingestão de bebidas alcoólicas”, afirmou a ginecologista.

Dra. Vanessa Maia, médica ginecologista
Dra. Vanessa Maia, médica ginecologista | Foto: Arquivo pessoal

Sobre os riscos à saúde íntima da mulher durante o verão, a médica destacou a candidíase como o de maior ocorrência.

“A principal alteração é a candidíase causada pela cândida albicans, que não é considerada uma doença sexualmente transmissível e sim uma alteração da flora vaginal da mulher, quando exposta a fatores de risco. Mas não podemos esquecer também sobre o risco de doenças sexualmente transmissíveis neste período de festas, como sífilis, hepatites, HPV e HIV. Por isso é muito importante fazer uso do preservativo nas relações sexuais”, enfatizou a ginecologista.

Sobre os cuidados íntimos adequados, a doutora Vanessa Maia alertou sobre questões como exposição ao ambiente de água e biquínis molhados. “Evitar longos períodos de exposição a ambiente de água e uso de biquínis molhados. Sempre que tomar um banho de mar ou de piscina, tentar trocar depois a roupa de banho. Tentar ao máximo ter uma alimentação saudável e evitar o consumo exagerado de doces e carboidratos”, pontuou a médica.

A principal alteração é a candidíase
A principal alteração é a candidíase | Foto: Reprodução/freepik

De acordo com a profissional, os cuidados íntimos femininos no verão demandam uma atenção maior, em relação aos homens. “A genitália feminina, por ser mais exposta ao ambiente, sofre mais alterações dessas mudanças frequentes, nesse período”, explicou.

Por fim, a ginecologista advertiu sobre os alertas que devem ser levados em consideração para que as mulheres saibam o momento certo para buscar ajuda médica. “Corrimento vaginal esbranquiçado, com aspecto de leite coalhado, e coceira vaginal”, finalizou a profissional.

Cuidados íntimos masculinos

Sobre os cuidados íntimos masculinos, o urologista Nilo Jorge, inicialmente, ressaltou que a falta de higiene peniana é a principal causa de câncer de pênis.

Dr. Nilo Jorge Leão,  urologista habilitado em cirurgia robótica
Dr. Nilo Jorge Leão, urologista habilitado em cirurgia robótica | Foto: Arquivo pessoal

“Por incrível que pareça, a má higiene é o que mais causa câncer de pênis. Então, os cuidados que se tem que ter com a higiene do pênis, eles não são só para o verão, servem para o ano inteiro, que significa retrair o prepúcio, que o pênis tem que ter, para lavar com água e sabão comum, pelo menos três vezes ao dia, principalmente para os homens que não são circuncidados, ou seja, que não fizeram cirurgia de fimose. Lembrar que é importante que todo homem consiga expor a glande, ou seja, visualizar a cabeça do pênis para poder ter certeza de que a higiene está sendo feita de forma adequada”, explicou o urologista.

Segundo o médico, os cuidados íntimos durante o verão precisam ser redobrados devido ao aumento da sudorese.

“Durante o verão, aumentam a sudorese e o suor, principalmente na região inguinal, na virilha, aumentando a incidência de infecções por fungos, coceiras. O cuidado tem que ser redobrado", evidenciou o profissional, em entrevista ao MASSA!.

A falta de higiene pode causar infecções
A falta de higiene pode causar infecções | Foto: Reprodução/Freepik

Caso não haja os cuidados íntimos necessários, o urologista alertou sobre as complicações que podem ocorrer. “Os riscos são basicamente de desenvolver infecções associadas a um ambiente quente, úmido e mal higienizado”, esclareceu Nilo Jorge.

Com todos os cuidados postos, o urologista alertou sobre o momento ideal para buscar ajuda médica, caso necessário. “O homem deve buscar ajuda médica caso apareça alguma ferida no pênis, ou na região inguinal, na virilha, que não esteja cicatrizando, que não esteja melhorando há mais de uma semana”, finalizou o profissional.

exclamção leia também