Para quem pensa que os plugs anais são apenas apetrechos que servem como enfeite na 'hora H', está totalmente errado. A gama de possibilidades que o ‘queridinho’ dos casais que apostam na penetração anal traz, é grandiosa.
Disponível no mercado em diferentes tamanhos, materiais e formatos, os plugs podem ser escolhidos de acordo com a demanda de cada usuário. Apesar de ser um ‘plus’ na relação com penetração anal, é necessário tomar cuidado com esse apetrecho.
Em bate-papo com o Portal Massa!, a ginecologista e sexóloga Lorena Magalhães alertou sobre os cuidados necessários com esse ‘brinquedinho’, contou para que serve e também deu dicas sobre como usá-lo a seu favor na 'hora H'.
“O plug anal vai servir para você estimular essa área que é cheia de terminações nervosas, e funciona como uma possibilidade a mais para todas as pessoas. Para os casais hétero, para os casais homossexuais, enfim, todo mundo pode usar o plug anal. Ele pode servir tanto para ajudar a dilatar a região do ânus e facilitar a relação que tem penetração anal, como também pode servir para você estimular e usar como apetrecho naquela região”, contou a doutora.
Saiba escolher seu plug
Para escolher o plug ideal, não tem outra opção a não ser pesquisar bastante, para conseguir achar o que mais se adequa. No mercado, existe uma gama gigantesca de plugs anais disponíveis.
Há os plugs mais simples, em formato de cone, com base arredondada, ideal para iniciantes, e também os mais complexos, com esferas e outras formas, em tamanhos maiores, e até com decorações. Mas também existem os plugs que são “2 em 1”, com estimuladores e vibradores embutidos.
“Temos vários tipos, temos os que vibram, os que possuem textura, os que têm bolinhas. É interessante você pesquisar e ver o tipo que você mais se adapta”, explicou a doutora ao Massa!.
Quero usar um plug. Por onde devo começar?
É importante entender que para toda nova experiência é necessário ter cautela e começar o uso aos poucos, até se adaptar com o apetrecho. “Começar com os mais simples, que tirem esse bloqueio. Porque a gente tem muito tabu nessa região [anal]”, recomendou a doutora.
O uso dos plugs não estão restritos somente a relações a dois, mas também pode ser utilizado para autoconhecimento, em um momento íntimo da pessoa.
“A primeira dica que eu dou é você desmistificar e ver isso com maior possibilidade. Existem diferenças de tamanho, acho que pode começar com tamanho menor e aí você vai aumentando, se for do seu desejo, e entender que é mais uma zona erótica do seu corpo abrir a cabeça para utilizar tanto sozinho (a) quanto com um parceiro (a)”, contou.
Sem lubrificante? Nem pensar!
Para qualquer objeto introduzido na região anal, é imprescindível o uso de lubrificantes, para não causar nenhum tipo de desconforto ou machucar a região. Outro ponto que a doutora considera necessário é o alerta da trava de segurança do plug, para evitar qualquer tipo de acidente.
“O principal segredo é sempre usar lubrificante e ter cuidado com a trava. Qualquer objeto que você for introduzir no ânus, o ideal é que seja de fato um plug e que ele tenha a trava de segurança”, alertou.
Cuidados necessários
Que o uso de lubrificante para qualquer introdução anal é necessário, vocês já sabem. Mas, agora, vamos aos cuidados com o ‘brinquedinho’, que pode se tornar um vilão? Há diversos casos em que o plug pode ficar ‘preso’ na região íntima, mas calma! Isso não acontece pelo objeto não ser seguro para uso, até porque ele oferece uma trava de segurança.
“Para evitar esses tipos de acidente, você deve usar objetos que tenham trava de segurança. A maioria dos plugs vem com uma trava vazia, que aí você segura ali e ele não entra. O intestino é muito grande, então ele não para e pode acabar indo para dentro e você pode não conseguir resgatar, diferente da vagina. Então é necessário usar objetos específicos destinados para isso, não improvisar com outros tipos de vibradores ou outros objetos”
Uma dica da doutora: esteja relaxado(a) durante a introdução do apetrecho. “O cuidado é basicamente você estar relaxado (a), e topar experimentar o uso de lubrificante. O plug tem trava de segurança e então você pode começar a ter essa experiência sozinho (a), e depois envolver a parceria. Mas é muito de pessoa para pessoa, estar à vontade para fazer o uso com ou sem parceiro. E lembre-se: depois do uso é necessário higienizar o plug”, completou a doutora Lorena Magalhães.