
A jornalista Daniela Santos de Oliveira tinha apenas 11 anos quando sua primeira menstruação chegou. O problema é que, junto com o período menstrual, veio também uma série de sintomas que ela precisa conviver até hoje, aos 36 anos, dentre eles, dores na coluna. O que talvez muitas mulheres não saibam é que, assim como o caso de Daniela, a menstruação pode, sim, causar desconforto na região lombar.
"Sempre foi muito incômodo nas costas. Muita enxaqueca, dores no corpo, seios doloridos, além dos sintomas da TPM, como irritação. Depois que tive filho, os sintomas melhoraram, mas não sumiram. Em mim, essa dor aparece todos os meses", contou.

Para trazer esclarecimentos sobre a relação entre esses dois processos naturais do corpo, o MASSA! entrevistou o médico ortopedista e traumatologista Roney Souza de Sant’Anna, e a médica ginecologista Jaqueline Neves. "A dor nas costas durante o período menstrual pode estar associada às contrações do útero que irradiam para a região lombar, e à liberação de prostaglandinas, substâncias que aumentam a sensibilidade à dor. Além disso, condições ginecológicas, como endometriose e miomas, podem causar desconforto na coluna lombar, confundindo o diagnóstico com problemas ortopédicos”, disse Roney Souza.
Assim como Daniela, a professora Nayanna Silva, 34 anos, também enfrenta essas dores nas costas durante os dias de menstruação. Durante acompanhamento ginecológico ela recebeu o diagnóstico de endometriose, doença crônica que ocorre quando o endométrio, tecido que reveste o útero, cresce fora da cavidade uterina. Depois de iniciar tratamento para essa doença, Naynna percebeu que as dores amenizaram, entretanto, relata o quanto já sofreu com o desconforto causado por elas.
"Eu costumava sentir dores no período menstrual na região lombar e na região pélvica, um pouco abaixo da barriga, eram dores que escalonavam a nível de eu não conseguir levantar, de eu ficar entrevada, de eu não conseguir botar o pé no chão. Essas dores começavam, normalmente, uma semana antes de eu menstruar e perduravam até cinco dias, o quinto dia da menstruação. Mas ainda sinto as dores na lombar’, contou.

A ginecologista Jaqueline Neves fala sobre as possibilidades amenizar essas dores. "Vai depender da graduação dessa cólica menstrual. Se for uma dor leve, passa com qualquer remédio simples, o analgésico, o mais comum que vende no mercado, que não precisa de receita, que a pessoa se adapta e que não tem alergia. Agora, se a dor for piorando, a gente precisa investigar, porque não adianta dar um remédio para amenizar a dor, se não investigar e sanar a causa".

Ortopedista fala sobre importância do diagnóstico
O ortopedista também pontuou que não há como tratar essas dores, sem antes ter um diagnóstico.”Postura inadequada, sedentarismo, sobrepeso, alterações hormonais, estresse e doenças ginecológicas são fatores que podem intensificar a dor lombar durante o ciclo menstrual. O primeiro passo é identificar a causa da dor. Se houver envolvimento musculoesquelético, tratamentos como fisioterapia, fortalecimento da musculatura lombar e postural, eletroterapias , em alguns casos, infiltrações guiadas por imagem podem ser indicados para aliviar o desconforto. No entanto, se a dor estiver associada a condições ginecológicas, o acompanhamento com um ginecologista é fundamental”, disse Roney.

Ginecologista alerta para sintomas
Sintomas mais agressivos que fogem daqueles mais comuns durante o período menstrual, podem indicar que há algo de errado, como alerta a ginecologista. “Algumas mulheres podem sentir dor de cabeça, podem sentir dor nas pernas, náuseas e vômitos. Agora, a partir do momento que ela tem sangramento, tem cicatriz umbilical, sangramento retal, a gente realmente já precisa investigar. E como eu falei antes, se essa dor for progressiva, e a cada mês piorar, a gente precisa investigar. Tem uma patologia chamada endometriose, que é a que mais causa dores no período menstrual, mas tem outras causas que também precisam ser investigadas”, disse Jaqueline.