24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Na cama com o Massa!

Na Cama Com o Massa - 28/12/2024, 06:40 - Da Redação

Infecção urinária é mais frequente no verão; saiba quais cuidados ter

Urologista esclarece principais dúvidas sobre a doença que afeta principalmente as mulheres

Uma dica pra lá de valiosa é urinar logo após relações sexuais
Uma dica pra lá de valiosa é urinar logo após relações sexuais |  Foto: Reprodução/Freepik

Já pintou verão, e, além do calor no coração, com a estação mais amada dos baianos, pintam também as chances de transtornos que podem ‘jogar água’ na curtição dos dias de sol, mar, rios e piscina.

A diversão da turma pode ser prejudicada nesse período, já que há um aumento dos casos de infecção urinária, comumente observados por especialistas nesta época.

De acordo com o urologista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Dr. Danilo Galante, durante a estação, crescem as chances de infecção de urina em razão da presença anormal de bactérias nas regiões do trato urinário.

A doença, como explica Galante, é muito mais comum no sexo feminino, com até 90% dos casos. “Isso se deve, principalmente, ao fato da uretra feminina ser mais curta (cerca de 5 cm) em relação a do homem e também por ser muito próxima ao ânus - moradia das principais bactérias urinárias”, afirma.

Para aproveitar o que o verão oferece de melhor, o especialista listou os principais cuidados que, ao serem adotados, livram qualquer um de sofrer com o desconforto.

Uma dica pra lá de valiosa é urinar logo após relações sexuais e não “prender o xixi quando surgir a vontade de ir ao banheiro”.

Outra importante dica é reforçar a ingestão de líquidos. “O calor também aumenta a desidratação, principal razão para o aumento dos casos de infecção”, alerta, orientando consumir pelo menos dois litros de água por dia.

A exposição à umidade, com uso de roupas de banho molhadas durante o dia todo favorece a infecção por fungos como a candidíase; que acomete tanto homens quanto mulheres. Este tipo de infecção facilita o processo de infecção urinária por bactérias. A recomendação do médico é “secar-se bem após sair da água e trocar o biquíni molhado por uma peça de roupa seca, além de evitar o uso de lingeries com tecidos sintéticos, bem como roupas justas demais, que dificultam a ventilação da região genital”.

Também é preciso ficar ligado na comilança. "A adoção de uma dieta desequilibrada por conta das festas de fim de ano e do período de férias pode ocasionar uma queda da resistência, desequilibrando o organismo e baixando sua proteção, o que favorece a infecção urinária. O especialista aconselha uma alimentação saudável, evitando o consumo excessivo de bebidas alcoólicas", alerta o especialista.

exclamção leia também