29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Na cama com o Massa!

Quebrando ´tabivis' - 06/06/2024, 21:09 - Vitor Lyrio

Conheça seis grandes mitos e polêmicas sobre o sexo anal

O Portal MASSA! separou uma lista com seis informações importantes

Sexo anal é cercado de mitos
Sexo anal é cercado de mitos |  Foto: Reprodução / Freepik

Ao longo dos anos, diversos tabus foram criados sobre vários atos ligados ao sexo, indo desde os mais simples, como posições que podem ser feitas na 'hora H', até o polêmico e controverso sexo anal.

Leia mais: Sem tabu! Saiba como fazer sexo anal sem problemas

Mitos como "não da prazer para a mulher" e "pode causar o alargamento do ânus" são frequentemente espalhados por pessoas que acabam não consumindo informação sobre o ato.

Confira agora algumas curiosidades e mitos sobre o sexo anal:

1. Sexo anal pode alargar o ânus

O mito de que o sexo anal pode alargar o ânus já foi desmentido por médicos e cientistas. Acontece que o ânus é composto por músculos muito elásticos, o que possibilita que ele se alargue, mas retorne ao normal, dentro de pouco tempo, após o fim da atividade.

Quando o sexo anal é realizado de maneira segura, com lubrificação adequada, inserção lenta e comunicação entre os parceiros, os músculos anais não sofrem alargamento permanente.

2. Sexo anal causa hemorroidas

Segundo diversos sexólogos, é muito incomum o ato de praticar o sexo anal ser motivo ou originar alguma hemorroida. “Existem outras causas mais comuns, e por isso é muito importante consultar um proctologista. A condição em si não pode estar única e exclusivamente associada ao sexo anal”, afirmou a sexóloga Luana Lumertz.

Vale lembrar que hemorroidas são inchaços e inflamações nas veias da região anal, ou do reto.

3. Sexo anal te deixa 'frouxo'

Uma das maiores 'fics' criadas por pessoas que não são adeptos das práticas com a 'porta de trás', é que o sexo anal vai acabar te deixando 'frouxo' e abrindo seu intestino, fazendo com que você vá ao banheiro com mais frequência e não consiga segurar a vontade.

“O ânus e o reto são áreas sensíveis e delicadas do corpo, e o sexo anal requer cuidados especiais para ser praticado de forma segura e prazerosa. Se a penetração for forçada ou muito intensa, pode ocorrer irritação, lesões ou até mesmo a ruptura da parede do reto. Isso pode resultar em dor, sangramento, infecções ou problemas intestinais temporários”, afirma a sexóloga Claudia Petry.

4. Não da pra sentir prazer com o sexo anal

Desmentindo mais uma coisa que já foi dita sobre a prática, é verdadeiramente possível chegar ao prazer com o sexo anal. Para homens, a região que mais pode causar um estimulo e o prazer é a próstata, que fica localizada justamente nessa região.

Ainda segundo a sexóloga Luana Lumertz, para as mulheres, normalmente as terminações nervosas do clitóris vão seguindo em direção ao ânus, o que torna possível sentir um prazer através do sexo anal.

5. Não é obrigatório 'fazer a chuca'

Uma coisa que sempre foi muito comentada e que sempre causa bastante polêmica nas redes sociais, é sobre a 'obrigatoriedade' de fazer a higienização interna do ânus no que é chamado de 'chuca'.

Segundo Claudia Petry, a prática de fazer a chuca antes do sexo anal deve ser uma escolha individual da pessoa que será penetrada. Ela afirma ainda que embora ajude na redução de presença de resto de fezes e coisas do tipo, não é uma forma totalmente eficaz de evitar infecções.

Sem contar que á realização da chuca com a água em uma temperatura muito acima do ideal pode causar queimaduras na região anal e consequentemente, incomodo e feridas.

6. Da pra fazer Sexo anal 'no pelo' e 'no seco'

Uma coisa que é muito importante de ser lembrado, é que além de tudo mencionado acima, também é recomendado o uso de preservativo e lubrificante para a realização do sexo anal.

A região anal por si só não possui nenhuma glândula que possa produzir lubrificação para que haja a penetração. Por conta disso, é muito importante a utilização de preservativos e lubrificantes na hora de 'cutucar o olho cego'

exclamção leia também