30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Fé e devoção - 02/02/2025, 10:34 - Bruno Dias e Rebeca Nascimento

Yalorixá detalha preparação do presente principal para Iemanjá

Flores, perfumes e alimentos são alguns dos itens lançados ao mar no Rio Vermelho, em Salvador

Presente principal foi preparado este ano pelo Terreiro Olufanjá, em Tancredo Neves
Presente principal foi preparado este ano pelo Terreiro Olufanjá, em Tancredo Neves |  Foto: Rebeca Nascimento / Ag. A TARDE

O ato mais importante da tradicional Festa de Iemanjá, celebrada neste dia 2 de fevereiro, é a entrega dos presentes, que simboliza a devoção e respeito dos fiéis com a rainha das águas, em busca de renovação espiritual, bençãos ou fazer promessas. Flores, perfumes e alimentos são alguns dos itens lançados ao mar no Rio Vermelho, em Salvador.

Leia mais:

Festa de Iemanjá reúne adeptos do candomblé de toda a Bahia

Galera aprova posto de hidratação do Grupo A Tarde na Festa de Iemanjá

"Segurança está garantida", afirma Werner sobre o dia de Iemanjá

Responsável pelo presente principal este ano, a Yalorixa Elenice Oliveira, de 77 anos, do Terreiro Olufanjá, em Tancredo Neves, detalhou a preparação das homenagens, em entrevista à reportagem do Portal MASSA!. Segundo ela, toda a construção é feita em etapas.

"A preparação é uma jornada. Começamos satisfazendo a Orixá, porque a gente pergunta a eles, como é, como que vai ser, se pode ser. Primeiro pedir a permissão, saber se eles estão confortáveis com essa decisão. E aí, cuidar dos preparativos, que é um preparativo no segredo. Temos as flores, mas temos os alimentos que botamos também. E aí, trazemos o ebó, juntamente com o arroz e o feijão dela, além de outros aparatos que a gente não pode revelar", iniciou.

A mãe de santo destacou que o tributo central é o axé. "Aqui, nosso presente principal é o axé, porque fazemos tudo religiosamente, sem mistura e que fazemos dentro do nosso axé. Agora, flores, perfume, isso tudo já é mais comum para tudo. Brincos, espelhos, essas coisas", contou.

A mãe de santo destacou que o tributo central é o axé
A mãe de santo destacou que o tributo central é o axé | Foto: Rebeca Nascimento / Ag. A TARDE

Por fim, ela alertou sobre o uso de espelhos de vidro nos presentes, destacando que não são recomendados. "Hoje em dia não se podem nem botar mais espelhos de virdro no presente, a não ser que seja bio-degradável. Só se for um espelho feito de papel, só para aparecer que é um espelho, para dar conotação de espelho", finalizou.

exclamção leia também