26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Cacau caindo pesado - 11/05/2023, 09:28 - Vinicius Rebouças

Volta a chover forte em Salvador e tendência é piorar

Frente fria se aproxima do sul baiano e reflexos chegarão à capital nos próximos dias

Nova frente fria se aproxima da capital baiana
Nova frente fria se aproxima da capital baiana |  Foto: Rafaela Araújo/Ag. A TARDE

A expectativa de estiagem não se cumpriu ainda em Salvador e Região Metropolitana. Voltou a chover forte na madrugada desta quinta-feira (11). Em três horas o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou 77,8 mm no posto de medição São Tomé de Paripe. Em outros locais choveu com moderada intensidade e acumulados variando de 10 a 20 MM.

"Todos os bairros em que temos sistema de alarme estão em estado de atenção. Nós mudados inclusive o nível. Estamos em estado de alerta justamente por causa desses grandes acumulados", disse Sosthenes Macedo ao Portal Massa!.

O diretor da Defesa Civil explicou ainda que apesar do cacau estar caindo forte, haverá uma trégua antes de São Pedro lavar a casa novamente. "Vamos ter uma melhoria no tempo entre hoje e amanhã, mas virá chuva no sábado e no domingo. Talvez essa frente fria antecipe para sexta e sábado".

Alerta para nova frente fria

A Bahia voltou a entrar em atenção para chuva forte por causa da passagem de uma nova frente fria pelo sul do estado. Embora essa massa de ar já se aproxime do extremo sul hoje, o efeito nas condições do tempo só será observado de amanhã em diante.

A agência Climatempo alerta para o risco de chuva forte em Salvador e em outras áreas do estado entre amanhã e domingo. E a Defesa Civil se mantém em alerta. "A gente vai estar acompanhando. É claro que a Codesal como um órgão de segurança da nossa cidade não abrirá mão de garantir essa segurança para o soteropolitano", pontuou Sosthenes.

Até as 9h a Codesal registrou 36 solicitações: 10 deliszamentos de terra; 9 avaliações de imóveis alagados; 7 ameaças de deslizamentos; 3 árvores caídas; 2 destelhamentos; 2 infiltrações; 2 ameaças de desabamento; e um desabamento parcial de imóvel na região da Liberdade.

exclamção leia também