Em resposta ao pedido do Governo do Estado, alguns vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana serão adaptados para atender as necessidades de transporte de marisqueiras e ambulantes. Os espaços internos serão modificados e adaptados para este fim.
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Nos vagões, os trabalhadores poderão transportar caixas térmicas e outros materiais utilizados na atividade, de forma segura, e sem disputar espaço com os outros passageiros. O assunto foi um dos temas da reunião realizada nesta quarta-feira (23), entre o governador Jerônimo Rodrigues e a direção internacional da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), no seu gabinete, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
"Estamos confiantes com o avanço das frentes de trabalho e esse foi mais um pedido nosso. Queremos garantir segurança e conforto para as nossas marisqueiras e ambulantes. Então, quem leva seu isopor, seu cooler, sua caixa, terá um local apropriado no vagão, com segurança e conforto", explicou o governador.
Os trens do VLT começaram a chegar na fábrica da CAF, empresa fabricante do equipamento, no município de Hortolândia, em São Paulo, nesta semana, para realização de testes estáticos e restabelecimento técnico e operacional. Os estudos de adaptação para as marisqueiras também serão feitos e implementados no processo de revisão.
Os trens, adquiridos pela Bahia, são os mesmos que a CAF fabrica até hoje na Espanha. Algumas atualizações tecnológicas foram incorporadas nos últimos dez anos e serão atualizadas nos vagões baianos. "É um trem super atual, considerado o estado da arte em termos tecnológicos, e tudo que tiver sido melhorado será incorporado. Os trens, que serão recebidos pela Bahia, terão as mesmas condições de um trem novo, características idênticas de operação e manutenção", explicou Renato Meireles, diretor-presidente da CAF Brasil.
É previsto que 40 trens comecem a ser enviados para Salvador no segundo semestre de 2025. Os veículos ainda terão capacidade para o transporte de 400 passageiros, sendo 77 lugares sentados e 323 lugares em pé, acessibilidade e sistema de proteção contra colisões e atropelamentos. É esperado que todos os trens estejam em operação até 2028.
No mês passado, a implantação do VLT teve mais um avanço, com o desembarque dos primeiros carregamentos de trilhos no canteiro de obras do bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário. Ao todo, as carretas fizeram o transporte de 369 barras de trilhos para a capital baiana.
Sobre o VLT
Considerado mais uma marca histórica para a mobilidade de Salvador e Região Metropolitana (RMS), o VLT teve autorização para o início das obras em junho de 2024. Em julho, houve a oficialização da compra de equipamentos elétricos e 40 trens com o Governo do Mato Grosso, onde a Bahia conseguiu economizar 37,5% em cada VLT. A previsão é de que os primeiros testes com o modal tenham início em 2026. Além disso, estão sendo realizados estudos para que a obra seja ampliada, da Calçada até o Comércio.
O projeto abrange três trechos de trilhos, da Ilha de São João a Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras a Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas.