24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

o que houve? - 19/01/2024, 15:09 - Bruno Dias

Virou comida? Moradores detalham morte de golfinho em Tubarão

Animal foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (19)

Animal foi encontrado morto na Praia de Tubarão, na manhã desta sexta-feira (19)
Animal foi encontrado morto na Praia de Tubarão, na manhã desta sexta-feira (19) |  Foto: Bruno Dias / Portal MASSA! | Arquivo Pessoal

O golfinho encontrado morto, na manhã desta sexta-feira (19), na praia de Tubarão, que fica em Paripe, deixou muitos moradores e pescadores surpresos com a situação, pois é um caso raro de acontecer no litoral do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Vale ressaltar que a carne do animal não é adequada para consumo, e nenhum dos residentes optou por fazê-lo.

Em busca de mais informações a respeito do acontecido, a reportagem do Portal Massa! esteve no local e conversou com Nana, moradora do bairro e esposa de um pescador, que presenciou toda a cena e ficou intrigada.

“Eu estava no barco de meu esposo tirando água, quando chegou um pescador em um barco e falando que o golfinho estava enganchado em uma rede, e pensou que estava vivo. Para tentar salvar, ele foi lá, cortou a rede e tirou ele. Mas já estava morto. Eles ficaram com pena, xingando até quem deixou a rede e não colheu. Se fosse colher todo dia, o bicho não ia morrer”, relatou ela.

Segundo informações apuradas pelo Massa!, o animal foi localizado pelos pescadores nesta manhã já enrolado em uma espécie de rede de espera, que foi deixada no mar para colher os peixes. O golfinho acabou se enroscando no instrumento, sem conseguir sair e morreu momentos depois, sendo retirado por equipes da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa).

Animal marítimo foi encontrado por pescadores e levado para a areia da praia
Animal marítimo foi encontrado por pescadores e levado para a areia da praia | Foto: Bruno Dias / Portal MASSA!

Apesar de utilizar a pesca como fonte de sustento, Nana expressa que sentiu pena do bicho no momento e faria de tudo para ajudá-lo se tivesse oportunidade. Além disso , ela de afirmou que não usaria o animal como alimento, pois faz mal.

“A gente viu, mas não foi maldade, não foi furado, estava inteiro, na rede, todo marcado, estava imprensado. O rabo dele estava cheio de marca, mas estava inteiro. Não tinha nada nele que ninguém pegou pra consumir, nada. O pessoal ficou só filmando. Eu fiquei com uma pena danada quando eu vi. Ô meu Deus, até eu que sou pescadora, se eu visse ele enganchado em uma rede, eu soltaria”, contou.

Leia mais:

Fotos: golfinho é encontrado morto em praia do Subúrbio de Salvador

Servidores terão aumento em gratificação que chegará a 70%; veja quais

Já conferiu? MEC libera consulta para mais de 402 mil bolsas do Prouni

Outro que também presenciou o momento em que os pescadores encontraram o animal marinho já morto nas águas de Tubarão foi o vendedor Nei do peixe. Ele contou à reportagem que o fato ocorreu nas primeiras horas da manhã e rapidamente acionaram as autoridades para tomar as devidas providências.

“Eu só vi os meninos chegando com o golfinho. Eles pegaram o animal, que estava enrolado na rede, trouxeram, aí botaram aqui em terra e ligaram pra polícia ambiental pra vir buscar. Isso foi de manhã, oito horas mais ou menos, sete e meia, oito horas. Quando pegaram, tava todo embolado e já tava morto”, explicou.

Animal estava emaranhado nas redes de pesca
Animal estava emaranhado nas redes de pesca | Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

Além disso, Nei também informou que é comum dos pescadores verem esses bichos nos mares baianos, porém não fazem a captura, pois a carne não é própria para o consumo.

“A gente não pesca, trouxe pra terra porque já achou morto. Mas ninguém pesca dele, vê muitos aqui, mas ninguém pesca. A carne tem muita gordura e faz mal. Não serve pra comer a carne do golfinho não, com certeza não. Eu não recomendo”, disparou ele, que contou já ter pescado pequenos tubarões na área.

“Tubarão só pequeno, 12 quilos, 10 quilos. Mas por aqui ainda aparece às vezes. Os meninos [pescadores] trazem de barra fora e é pequeno, de 1 quilo, é caçonete no caso. Agora baleia não aparece não, só aquela de Coutos mesmo lá. Até agora não apareceu nenhuma por aqui não”, completou.

exclamção leia também