28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

MARÉ MANSA - 02/03/2023, 16:30 - Alan Santana

Vídeo: Peixe-boi aparece em Mar Grande e chama atenção de banhistas

Mamífero foi visto por pescadores e banhistas próximo à faixa de areia

Animal foi visto passeando pela Ilha de Itaparica nesta quinta-feira (2)
Animal foi visto passeando pela Ilha de Itaparica nesta quinta-feira (2) |  Foto: Leitor/portal massa

Um peixe-boi chamou a atenção de pescadores e banhistas na região de Mar Grande, na Ilha de Itaparica, na manhã desta quinta-feira (2). O mamífero impressionou ao se aproximar da beira da praia, quando foi possível ver a sua movimentação. Pescadores perceberam que o animal estava seguindo a canoa e apresentava um pequeno ferimento nas costas.

O operador de máquinas, Maurício Menezes, que é de Salvador e está passando férias na região, registrou o momento em que o peixe-boi apareceu na Ilha e entrou em contato com o Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídrico (INEMA). “Mandei mensagem para uma amiga que me passou o contato do INEMA, quando falei com o órgão, me informaram que já estavam a caminho”, detalhou ao Portal MASSA!.

Nas imagens, é possível perceber que o animal estava próximo à faixa de areia e, por isso, as pessoas interagiram com ele. Entretanto, apesar de parecerem dóceis, especialistas conscientizam sobre o contato com as espécies marinhas, deixando claro os riscos.

A presença do peixe-boi nas águas baianas é de conhecimento do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), que monitora o animal já há alguns anos. O mamífero é um exemplar único, que pesa entre 300 kg e 400kg e tem entre 50 e 60 anos de vida. Ele já foi visto nas águas de Ilhéus, Morro de São Paulo e, agora, na Ilha de Itaparica.

A reportagem do Portal MASSA! tentou contato com o INEMA para saber sobre os cuidados com o animal, mas não obteve êxito.

Veja o vídeo gravado por pescadores:

exclamção leia também