31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Denúncia - 12/02/2023, 19:51 - Pedro Moraes - Atualizado em 12/02/2023, 20:13

VÍDEO: Moradora de Itabuna faz apelo por falta de água na cidade

Moradora da cidade localizada no sul do estado da Bahia fez um apelo por meio de um vídeo publicado nas redes sociais

Moradora da cidade localizada no sul do estado da Bahia fez um apelo por meio de um vídeo publicado nas redes sociais
Moradora da cidade localizada no sul do estado da Bahia fez um apelo por meio de um vídeo publicado nas redes sociais |  Foto: Montagem/Portal Massa!

O Carnaval está na porta para ser realizado após um hiato de dois anos e, por essa razão, diversas prefeituras municipais do estado da Bahia têm se mobilizado para fazer acontecer a maior festa de rua do mundo. No entanto, no caso de Itabuna, situada no sul do estado da Bahia, o órgão administrativo municipal tem deixado a desejar. É o que aponta uma moradora local, que não teve a identidade revelada.

Por meio de um vídeo enviado ao Portal MASSA!, ela faz um apelo pela ajuda do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, sobre o sinal verde para que o sistema de abastecimento de água na cidade seja restabelecido.

Aspas

“Estou fazendo esse vídeo para que você tenha compaixão com a gente. Tivemos que mandar nossas crianças para fora da cidade, porque nós não temos água em casa, prejudicando as crianças por causa das aulas aqui. Não temos como fazer mais uma comida, lavar uma louça. Por favor, olha para o seu povo, o senhor é o representante dessa cidade. Se você quiser, todos nós teremos água”, pede a moradora.

Em um segundo momento, ela contesta a ‘correria’ da prefeitura local para realizar eventos na região, a exemplo de programação de shows na cidade, conforme a moradora indica no vídeo.

Aspas

“Essa festa que você está fazendo aí, nos faz entender de que realmente o povo precisa é de pão e circo, mas não é assim, esse vídeo vai para fora de Itabuna. Vim morar aqui, achando que aqui seria bom, mas, no momento, é o pior lugar que se tem para viver. Enquanto você está lá em cima, sarrando no palanque, porque você sabe que vai chegar em casa e vai encontrar água para tomar banho, nós entramos pelo cano porque não temos água. Nos resta o que mais? Por favor, faça alguma coisa, você precisa dessa cidade, o povo te colocou aí para você nos representar, e olha o que você está fazendo, esquecendo do seu povo, que é esse povo que te colocou aí no poder. A gente sabe que você é responsável por tudo isso aqui”, brada a mulher.

Por fim, a denunciante cobra um posicionamento diferente do ‘tampão’ o qual ela diz que Augusto Castro tem com o povo de Itabuna.

Aspas

“É um apelo de mãe, de avó, de dona de casa, como é que a gente vai conseguir sobreviver num lugar desse, quente, nós não temos água para nada. Imagina agora usar água mineral para resolver as coisas de casa. Você ver as mensagens, você finge demência, sendo que está a par de tudo que está acontecendo na sua cidade. Assim fica difícil te defender, enfraquece a amizade, faça alguma coisa aí”, finaliza.

Olhe o absurdo, vei:

A reportagem do Portal MASSA! entrou em contato com a Prefeitura de Itabuna para saber mais informações sobre esta denúncia e, por meio de nota, a assessoria relatou que "com o rompimento de uma das principais rede adutora da cidade, localizada na Rua Pernambuco, Bairro Jardim Vitória, todo o sistema de abastecimento ficou comprometido".

Além disso, a assessoria de comunicação do órgão acrescentou que "depois de pouco mais de 30 horas, equipes da EMASA conseguiram realizar o reparo e o fornecimento de água vem sendo reestabelecido de forma gradativa".

No mais, ainda reforçou que "a rede de distribuição de água da cidade demanda de 50 anos. A Prefeitura e a EMASA, estão investindo no Projeto Mais Água para a cidade, que se encontra em ritmo acelerado e tem previsão de conclusão no final do primeiro semestre do próximo ano, com o novo sistema de abastecimento, o fornecimento intermitente será eliminado e 36 bairros serão beneficiados".

Por fim, a assessoria aponta que "a denúncia não procede, pois na área centra ad cidade não existe sistema de manobra. O fornecimento de água nessa região da cidade é permanente".

Assessoria da Prefeitura de Itabuna exibe obra:

Imagem ilustrativa da imagem VÍDEO: Moradora de Itabuna faz apelo por falta de água na cidade
Foto: Leitor/Portal Massa!

exclamção leia também