30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Operação da Sedur - 01/03/2023, 12:46 - Da Redação

Vídeo: Barraqueiros protestam após derrubada de barracas em Itacimirim

Ação da prefeitura de Camaçari gera manifestação de trabalhadores

Manifestantes queimaram materiais próximo à praia e levaram cartazes cobrando a prefeitura da cidade
Manifestantes queimaram materiais próximo à praia e levaram cartazes cobrando a prefeitura da cidade |  Foto: Reprodução

Uma manifestação foi realizada por trabalhadores e donos de barracas da região de Itacimirim, na manhã desta quarta-feira (1º), após ação da prefeitura de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), de derrubada de algumas barracas de praia do local.

Funcionários da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) estiveram realizando a ação na localidade, enquanto os barraqueiros protestaram, com queima de materiais próximo à praia e com cartazes cobrando a prefeitura da cidade.

Através de uma nota, a prefeitura de Camaçari informou que “deu início a operação para retirada das barracas de praia na costa do município, que ocupam irregularmente a faixa de areia, conforme determina o Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta (TAC), firmado pelo município junto à União, através da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), e da Advocacia-Geral da União (AGU), no ano de 2009”.

Confira o vídeo do protesto:

Veja o comunicado oficial da Prefeitura de Camaçari na íntegra:

“A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), deu início a operação para retirada das barracas de praia na costa do município, que ocupam irregularmente a faixa de areia, conforme determina o Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta (TAC), firmado pelo município junto à União, através da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), e da Advocacia-Geral da União (AGU), no ano de 2009.

A medida aplicada por meio da 14ª Vara Cível Federal da Seção Judiciária do Estado da Bahia ordenou, através processo judicial nº 0020951-19.2015.4.01.3300, que todas as barracas de praia, que ocupam irregularmente a área que pertence à União, sejam retiradas. De acordo com a Superintendência de Ordenamento e Fiscalização de Uso do Solo (Suofis), todos os barraqueiros que atuam nas praias foram informados antecipadamente da ação, conforme determina o documento".

exclamção leia também