25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Várias queixas - 13/07/2026, 18:23 - Dara Medeiros, Jaísa de Almeida e Lorena Conceição - Atualizado em 13/07/2026, 20:43

Vídeo: banhistas e turistas expõem riscos de rampa na praia da Barra

O massa foi as ruas ouvir banhistas e trabalhadores da praia saber mais

Praia é utilizada por diversos públicos
Praia é utilizada por diversos públicos |  Foto: Shirley Stolze/ Ag A TARDE

Um vídeo publicado no último sábado (11) deixou em alerta banhistas e turistas que frequentam a Praia do Porto da Barra, em Salvador. As imagens, divulgadas pela vendedora de abará Marta Cristina, mostram um banhista com parte da cabeça ferida, coberto de sangue, junto a outras marcas de arranhões no corpo, causada por uma queda em uma rampa de acesso à praia.

Ainda no vídeo, a vendedora expressa sua indignação e preocupação, dando a entender que não é a primeira vez que esse tipo de situação acontece.“Tá vendo aqui? Olha a situação. Vai resolver quando morrer?”

Diante do assunto, o MASSA! Foi até a praia da Barra conversar com pessoas que convivem com esse perigo.

Fernando da Silva, pescador da praia, chegou a colocar uma barreira improvisada, com as típicas bandeirolas no local, para tentar evitar os acidentes.

A rampa fica localizada ao lado do Porto da Barra
A rampa fica localizada ao lado do Porto da Barra | Foto: Shirley Stolze/ Ag A TARDE

Ele afirma que uma das principais causas para os acidentes, são os atos de limpar os pés, após sair do mar. “Quando os banhistas vêm para cá, na beirada da rampa lavar os pés, por conta do limo acumulado acabam caindo”, disse.

Já o banhista Fernando José diz que os trabalhadores da praia sempre avisam sobre o perigo, “Às vezes os barraqueiros jogam areia para grudar no lugar, deixando menos escorregadio, mas quando a maré bate, já era.”

Fernando José, autônomo e frequentador da praia
Fernando José, autônomo e frequentador da praia | Foto: Dara Medeiros e Jaísa de Almeida / Portal Massa!

Todos os entrevistados afirmam que os escorregões e quedas são diárias, e que somente neste domingo (12) viram cerca de 11 pessoas caírem ou escorregarem na rampa.

A Rampa é sinônimo de acessibilidade

A praia da Barra é sinônimo de pluralidade, sendo um lugar onde diversos públicos se encontram para curtir ou praticar esportes. Danilo Anderson, atleta e empreendedor do porto da Barra, ressalta a importância do acesso para o local, para público com limitações motoras.

Danilo Anderson, professor de Stan Up
Danilo Anderson, professor de Stan Up | Foto: Dara Medeiros e Jaísa de Almeida /Portal Massa!

“Precisamos da rampa para os cadeirantes, que vem a praia nadar, curtir ou pescar e até mesmo os idosos querem um lugar mais amplo para passar e escolhem aqui, mas acabam se acidentando”, iniciou.

"Em dias de superlotação, a rampa serve como principal entrada e saída, ao invés das escadas de acessos" completou o atleta.

Leia Também:

Para os frequentadores da praia, a manutenção que tem sido feita até então, com uma lavagem, não tem sido o suficiente. Eles afirmam que com a alta exposição à água do mar, que traz salitre, o lugar sempre está úmido, logo escorregadio

O que diz a Limpurb

Em nota, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB) afirmou que foi feita uma limpeza na última sexta-feira (10) com lavagem e varrição.

Confira as fotos da ação:

Imagem ilustrativa da imagem Vídeo: banhistas e turistas expõem riscos de rampa na praia da Barra
Foto: Ascom / Limpurb
Imagem ilustrativa da imagem Vídeo: banhistas e turistas expõem riscos de rampa na praia da Barra
Foto: Ascom / Limpurb
Imagem ilustrativa da imagem Vídeo: banhistas e turistas expõem riscos de rampa na praia da Barra
Foto: Ascom / Limpurb

exclamção leia também