Diferentemente do que fez em outros anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não passar o réveillon deste ano na praia de Inema, localizada na Base Naval de Aratu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Nesta terça (26), ele viajou para o Rio de Janeiro, onde passará o recesso de fim de ano acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
O local escolhido por Lula para passar a virada do ano é a Base Naval da Restinga da Marambaia, no litoral fluminense, a cerca de 80 quilômetros da capital. De acordo com a secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a previsão de retorno do presidente Lula a Brasília é 3 de janeiro.
A base militar é administrada pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira (FAB) e é utilizada ainda para treinamento de militares e experimentos de armamentos (principalmente pelo Corpo de Fuzileiros Navais). Ao todo, são 42 quilômetros de praias. Mas, o acesso a esta faixa litorânea da Mata Atlântica é restrito, controlado pela Marinha.
Lula deixou o Palácio da Alvorada, onde passou o Natal com familiares, por volta das 10h30 desta terça-feira, em direção à Base Aérea de Brasília. O embarque ao Rio de Janeiro ocorreu em seguida
Neste ano, Lula passou as folgas de Carnaval e de Corpus Christi hospedado na Base Naval de Aratu.
A restinga da Marambaia é tradicionalmente escolhida como destino pelos chefes do Executivo para dias de descanso em feriados. Por lá, já se hospedaram, além do próprio Lula, em 2006, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Jair Bolsonaro, enquanto ocupavam a Presidência da República.