29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Outros ares - 26/12/2023, 18:46 - Da Redação

Vezeiro na praia de Inema, Lula passará réveillon em outro estado

Local escolhido pelo presidente é a Base Naval da Restinga da Marambaia, no litoral do Rio de Janeiro

Restinga da Marambaia já foi frequentada por outros presidentes brasileiros
Restinga da Marambaia já foi frequentada por outros presidentes brasileiros |  Foto: A. Galante / Marinha do Brasil

Diferentemente do que fez em outros anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não passar o réveillon deste ano na praia de Inema, localizada na Base Naval de Aratu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Nesta terça (26), ele viajou para o Rio de Janeiro, onde passará o recesso de fim de ano acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva.

O local escolhido por Lula para passar a virada do ano é a Base Naval da Restinga da Marambaia, no litoral fluminense, a cerca de 80 quilômetros da capital. De acordo com a secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a previsão de retorno do presidente Lula a Brasília é 3 de janeiro.

A base militar é administrada pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira (FAB) e é utilizada ainda para treinamento de militares e experimentos de armamentos (principalmente pelo Corpo de Fuzileiros Navais). Ao todo, são 42 quilômetros de praias. Mas, o acesso a esta faixa litorânea da Mata Atlântica é restrito, controlado pela Marinha.

Lula deixou o Palácio da Alvorada, onde passou o Natal com familiares, por volta das 10h30 desta terça-feira, em direção à Base Aérea de Brasília. O embarque ao Rio de Janeiro ocorreu em seguida

Neste ano, Lula passou as folgas de Carnaval e de Corpus Christi hospedado na Base Naval de Aratu.

A restinga da Marambaia é tradicionalmente escolhida como destino pelos chefes do Executivo para dias de descanso em feriados. Por lá, já se hospedaram, além do próprio Lula, em 2006, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Jair Bolsonaro, enquanto ocupavam a Presidência da República.

exclamção leia também