A força do afroempreendedorismo feminino está presente mais uma vez em estabelecimentos comerciais de Salvador e da Região Metropolitana, que, por meio da segunda edição do "Ayô Circuito Verão AfroColab", proporciona às pessoas pretas a oportunidade de vender e expor seus produtos e serviços durante o período carnavalesco.
Até o dia 4 de março, baianos e turistas que estiverem em busca de acessórios e roupas de identidade e representatividade afro, poderão encontrar esses itens na Afrocentrados Loja Colaborativa, presente no Shopping Bela Vista; Casa Verão, no Santo Antônio Além do Carmo, e no Parque Shopping, em Lauro de Freitas.
Leia Também:
À frente da iniciativa está Cynthia Paixão, idealizadora do projeto que tem ajudado a disseminar marcas e produtos feitos por mulheres negras.

"A Afrocentrados é uma loja que acolhe afros empreendedores que há dois anos faz esse circuito e traz convidadas empreendedoras para que elas consigam fazer uma grana extra no carnaval. E, claro, educar o nosso público a fazer o consumo consciente desses serviços que estão dentro das comunidades. É uma oportunidade, também, para que elas se enxerguem nesse lugar de empresárias, dentro de um shopping, de um ponto de maior circulação e maior movimento', disse Cynthia em entrevista ao MASSA!.
Claudia Amaral é uma das mulheres participantes do Ayô Circuito Verão AfroColab. No estande do Shopping Bela Vista ela oferece serviços de massagens relaxantes para o corpo e mente.
"Esse é o segundo ano de parceria com a Afrocentrados. Aqui, eu faço massagens com foco, principalmente, nos pés e nas pernas. Diante de tantos eventos em Salvador sabemos que essas duas partes do corpo precisam desse cuidado. A partir do momento que se toca nos pés, nas pernas, se toca, também , na mente, no corpo inteiro. É uma forma de liberar hormônios bons para o corpo”, disse Claudia.

A relação com todos os serviços e produtos disponíveis, assim como os valores, pode ser conferido no Instagram @lojaafrocentrados.
Símbolo de resistência e luta contra o preconceito racial, os turbantes confeccionados com tecidos de diferentes cores também estão na relação dos produtos e serviços comercializados no Ayô Circuito Verão AfroColab. Eles são produzidos pelas mãos de Jeruzza Menezes, que mantém uma parceria de negócios e amizade com Cynthia Paixão, idealizadora da Afrocentrados.
“Com a chegada do carnaval a demanda aumenta. As mulheres estão com a autoestima muito elevada e o carnaval aflora isso. O verão também traz essa expectativa porque aumenta a quantidade de turistas que vêm à Bahia e muitas delas querem ficar lindas iguais as baianas”, disse Jeruzza.