
O influenciador nigeriano Jamal Capable passou por uma experiência emocionante, em Salvador, ao provar o acarajé pela primeira vez. Ao experimentar o 'tesouro' da culinária baiana, ele reconheceu imediatamente o sabor e se lembrou do akará, prato tradicional da Nigéria com origem yorubá, muito semelhante ao bolinho brasileiro.
Leia Também:
Durante sua passagem pela capital baiana, o influenciador explorou pontos turísticos e experimentou pratos típicos, mas foi o acarajé que mais o tocou emocionalmente. Segundo ele, a experiência foi uma verdadeira conexão com sua infância.
"Este é o maior choque da minha vida como viajante, sendo nigeriano e também yorubá. A última vez que comi isso foi há talvez duas décadas, quando eu era pequeno e minha avó fazia akará", contou Jamal em um vídeo no Instagram.
O prato é um dos símbolos mais fortes da herança africana presente na cultura baiana. Nos comentários da publicação, muitos seguidores destacaram a força cultural de Salvador, reconhecida como a cidade mais negra fora da África e repleta de traços da ancestralidade africana preservados até hoje.
Veja o vídeo: