28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Ainda há riscos - 27/02/2026, 17:38 - Rebeca Nascimento

Veja como ficou o prédio após explosão que deixou 16 pessoas feridas

Estrutura do edifício corre risco de desabar

Parte do prédio já desabou
Parte do prédio já desabou |  Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Destruído e com risco de desabamento. É assim que se encontra um dos prédios de um conjunto habitacional que pegou fogo após uma explosão causada por gás, nesta sexta-feira (27), no bairro do Stiep, em Salvador A tragédia deixou 16 pessoas feridas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), dentre as vítimas, 12 são moradores e quatro são bombeiros militares. Quatro pessoas foram atendidas e liberadas ainda no local, outras 12 foram levadas para unidade de saúde por ambulâncias do 12º Batalhão de Bombeiro Militar (12º BBM/Salvar) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O diretor executivo do Samu destacou como o trabalho foi feito. "Trabalhamos sempre de forma integrada: Corpo de Bombeiros, equipes de saúde e regulação. Neste momento, estamos encerrando a missão, após o Corpo de Bombeiros informar que não há mais vítimas no imóvel. Eles seguem apenas com o trabalho de rescaldo e avaliação estrutural. Ainda assim, deixaremos uma ambulância no local, porque as equipes que permanecem na área podem precisar de assistência até a liberação final."

Leia Também:

Quatro bombeiros estão entre os feridos
Quatro bombeiros estão entre os feridos | Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Vistoria Técnica

Equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) estão no local para acompanhar a ocorrência. Segundo a prefeitura, o órgão aguarda a conclusão do trabalho do Corpo de Bombeiros para iniciar a vistoria técnica na edificação atingida.

Desde mais cedo, engenheiros e arquitetos da Codesal estão na localidade, porém, por questões de segurança, a entrada no prédio só poderá ocorrer após o término do combate às chamas e do trabalho de rescaldo.

Vistoria só poderá acontecer após o término do combate às chamas
Vistoria só poderá acontecer após o término do combate às chamas | Foto: José Simões/Ag. A TARDE

Ainda segundo a prefs, a avaliação detalhada dependerá da liberação da área pelos Bombeiros, o que pode não ocorrer nesta sexta, mas uma análise preliminar externa já apontou indícios de colapso em parte da estrutura, segundo detalhou o diretor-geral da Codesal, Adriano Silveira.

“Pelo que já é possível observar externamente, percebemos indícios de colapso em parte da estrutura, o que é algo muito grave. No entanto, faremos uma análise mais completa, delicada e aprofundada para definir as medidas necessárias. Essa avaliação será realizada não apenas pela Codesal, mas também pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), que irá apurar as causas do incêndio e emitir um relatório técnico. A vistoria interna só poderá ser feita após o cenário estar totalmente controlado”.

exclamção leia também