Com as festas de Réveillon se aproximando, o tradicional espetáculo de fogos de artifício é uma das atrações mais aguardadas. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao manusear esses artefatos, especialmente quando estão próximos à rede elétrica.
Leia também:
Mega da Virada vai sortear maior prêmio da história; saiba como jogar
Réveillon 2025: opções para se divertir muito e gastar pouco em Salcity
A Neoenergia Coelba, distribuidora de energia elétrica da Bahia, emitiu orientações para alertar sobre os riscos de acidentes durante a soltura de fogos, que podem comprometer tanto a segurança das pessoas quanto a integridade do fornecimento de energia elétrica.
Perigos da proximidade com a rede elétrica
Soltar fogos de artifício, como bombas e rojões, próximos à fiação elétrica pode gerar sérios acidentes. A proximidade da rede elétrica aumenta o risco de curtos-circuitos, incêndios e até choques elétricos.
Para evitar tais incidentes, a recomendação é que os fogos sejam soltos em locais afastados da fiação, preferencialmente em áreas abertas, como terrenos descampados, e sempre longe de pessoas e animais.
O manuseio dos fogos deve ser restrito a adultos, que devem seguir rigorosamente as instruções de segurança do fabricante e garantir que os produtos adquiridos sejam certificados e de qualidade.
Além dos riscos à segurança das pessoas, o uso inadequado de fogos perto da rede elétrica pode causar interrupções no fornecimento de energia.
Caso ocorra um problema, a primeira atitude deve ser isolar a área e acionar a distribuidora de energia para realizar a identificação e a devida reparação.
Em hipótese alguma se deve tentar tocar em fios caídos ou remover objetos da rede elétrica — apenas profissionais capacitados devem lidar com esses procedimentos.
Outras recomendações de segurança
Além da questão com a rede elétrica, há outros cuidados a serem tomados ao soltar fogos de artifício. Os especialistas alertam para não lançar os artefatos próximos de fachadas de prédios ou áreas com vegetação densa, pois o risco de incêndio aumenta.
Também é importante que os fogos sejam comprados com base, evitando segurar os artefatos com as mãos, o que pode representar um risco de queimaduras.