O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou nesta sexta-feira (1º) o boletim de balneabilidade das praias de Salvador. O documento aponta que 14 praias da capital baiana estão impróprias para banho durante o fim de semana.
As praias impróprias são: Tubarão, Periperi, Penha, Pedra Furada, Canta Galo, Marina Contorno, Santa Maria, Farol da Barra, Rio Vermelho, Buracão, Boca do Rio, Corsário, Itapuã (próximo à escada de acesso à praia), Itapuã (em frente à Sereia de Itapuã).
A qualidade da água é avaliada com base na presença de Escherichia coli (E. coli), uma bactéria encontrada nas fezes humanas e de animais. A praia é considerada imprópria quando a densidade de E. coli ultrapassa 800 UFC/100 ml em duas ou mais amostras coletadas no mesmo local ao longo de cinco semanas.
O Inema destaca que, durante o período chuvoso, as praias podem ser contaminadas por detritos arrastados pelas galerias pluviais. A recomendação é evitar o banho próximo à saída de esgotos, desembocaduras de rios urbanos, córregos e canais de drenagem, mesmo em dias ensolarados.