29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Pegue a visão - 01/12/2023, 18:36 - Da Redação

Vai à praia no "FDS"? Confira locais impróprios para banho

São 14 nomes na lista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Praia do Farol está entre os locais barrados para banho
Praia do Farol está entre os locais barrados para banho |  Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou nesta sexta-feira (1º) o boletim de balneabilidade das praias de Salvador. O documento aponta que 14 praias da capital baiana estão impróprias para banho durante o fim de semana.

As praias impróprias são: Tubarão, Periperi, Penha, Pedra Furada, Canta Galo, Marina Contorno, Santa Maria, Farol da Barra, Rio Vermelho, Buracão, Boca do Rio, Corsário, Itapuã (próximo à escada de acesso à praia), Itapuã (em frente à Sereia de Itapuã).

A qualidade da água é avaliada com base na presença de Escherichia coli (E. coli), uma bactéria encontrada nas fezes humanas e de animais. A praia é considerada imprópria quando a densidade de E. coli ultrapassa 800 UFC/100 ml em duas ou mais amostras coletadas no mesmo local ao longo de cinco semanas.

O Inema destaca que, durante o período chuvoso, as praias podem ser contaminadas por detritos arrastados pelas galerias pluviais. A recomendação é evitar o banho próximo à saída de esgotos, desembocaduras de rios urbanos, córregos e canais de drenagem, mesmo em dias ensolarados.

exclamção leia também