29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Educomunicação - 20/12/2023, 06:30 - Da Redação

Uso do jornal na educação incentiva leitura crítica do mundo

Adotado na rede estadual de ensino, Programa A TARDE Educação se vale de estratégias pedagógicas inovadoras para contribuir com a formação integral

Estudante em Roda de Conversa no Colégio Estadual Thales de Azevedo
Estudante em Roda de Conversa no Colégio Estadual Thales de Azevedo |  Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

A utilização do jornal como ferramenta interdisciplinar que proporciona aos estudantes e professores a oportunidade de uma leitura crítica do mundo, ao narrar a história à medida em que ela acontece, é uma das estratégias que vêm sendo adotadas pela rede estadual de ensino. Criado há 27 anos, o programa A TARDE Educação está presente nos ambientes escolares de todas as regiões da Bahia, contribuindo com a formação de leitores e aprimorando a linguagem e vocabulário dos estudantes, que são incentivados a analisar diferentes discursos e a desenvolver, como cidadãos, uma posição crítica diante dos fatos.

A iniciativa funciona também como instrumento de apoio pedagógico de integração dos conteúdos curriculares das escolas com o mundo. Ao aproximar os professores dos meios de comunicação, oferece uma série de atividades educativas, culturais e possibilidades interdisciplinares que favorecem a concentração, o domínio da leitura e a disciplina dos alunos em sala de aula.

“No contexto escolar, o jornal desempenha o papel de uma ponte significativa entre a instituição educacional e o mundo exterior, transcendendo os ‘muros’ tradicionais. Essa conexão é fundamental para despertar nos alunos a consciência sobre notícias relevantes e questões sociais, promovendo uma compreensão mais profunda e contextualizada do entorno”, avalia Andréa Silveira, gerente executiva de Projetos Educacionais do Grupo A TARDE.

O programa envolve professores e estudantes a partir do Ensino Fundamental, oferecendo recursos para potencializar o acesso a conteúdos necessários para a melhoria da educação. “Com estratégias pedagógicas inovadoras, o programa A TARDE Educação busca ampliar ainda mais as discussões presentes nas mídias comunicacionais, por meio da Educomunicação integrada ao ambiente escolar”, afirma Andréa Silveira.

Para a pedagoga do programa, Márcia Teixeira, o jornal tornou-se uma ferramenta de cunho indispensável ao desenvolvimento dos conteúdos didáticos. “Ele torna as aulas mais contextualizadas, contribuindo com a integralidade formativa dos educandos da rede estadual de ensino da Bahia”, avalia.

Márcia ressalta, também, a responsabilidade do programa de fazer capacitações com os professores sobre como trabalhar com o jornal nos ambientes educacionais. As formações são realizadas de forma presencial, em formato de minicursos, e on-line, através da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Prêmios

O A TARDE Educação obteve reconhecimento internacional ao receber premiação especial no World Young Reader Prize 2012, que evidencia iniciativas focadas na formação de leitores no mundo. Antes, em 2008, foi contemplado com o Prêmio Viva Leitura, naquele que é considerado o maior evento voltado para projetos de fomento à leitura no país.

exclamção leia também