25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Preocupante - 17/06/2024, 13:49 - Da Redação - Atualizado em 17/06/2024, 14:34

Urgente! Dois jovens baianos morrem com suspeita de Febre Oropouche

Número de casos da doença aumentaram e foram mapeados em vários municípios do estado

Doença é transmitida por mosquito-pólvora
Doença é transmitida por mosquito-pólvora |  Foto: Divulgação/Flávio Carvalho/WMP/Fiocruz

Com mais de 690 casos de Febre Oropouche registrados na Bahia, a doença viral transmitida pelo maruim, também conhecido como mosquito-pólvora, pode ter causado as suas duas primeiras mortes no estado. Com os casos ainda sob investigação, as famílias de dois jovens baianos aguardam o resultado dos últimos exames e a resposta do Ministério da Saúde para descobrir se o falecimento deles foi causado pela doença ou não.

Uma das vítimas era de Camamu e a outra de Valença, com 22 e 24 anos respectivamente, saudáveis e sem qualquer tipo de comorbidade. Eles tiveram a doença pouco antes da fatalidade, o que a tornou como a principal suspeita da causa da morte. A Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou os óbitos como consequência da Febre de Oropouche, mas ainda assim é preciso esperar a confirmação do Ministério da Saúde para bater o martelo.

Como a Febre de Oropouche tem difícil identificação, isso complica a confirmação oficial. Inclusive, em nota enviada ao Portal MASSA!, a Sesab explicou como funcionou o longo processo de identificação da causa da primeira morte: "O primeiro caso de um residente, de 24 anos, em Valença foi avaliado como positivo pela Câmara Técnica da Bahia e passou por avaliação clínica, epidemiológica e laboratorial rigorosa. O diagnóstico foi obtido através de RT-PCR para Oropouche, que se mostrou positivo após a exclusão de outras doenças como Zika, Dengue, Chikungunya e Leptospirose, além de infecções por meningococo, Hemophilus e pneumococo, todas apresentando resultados negativos".

Um simpósio organizado pela Sesab está sendo realizado nesta segunda-feira (17), em Salvador, para falar sobre a doença, que ainda é pouco discutida e não era encontrada na região amazônica, localidade onde ela é historicamente conhecida. Foi neste evento que o anúncio do óbito aconteceu.

O segundo caso ainda está em avaliação. "Encontra-se em investigação, ainda sem confirmação, e passará pelos mesmos exames submetidos o primeiro caso, adicionando a análise genômica", informou a secretaria.

Leia mais:

Número de casos da Febre do Oropouche na Bahia sobe para 628

Feira de Santana confirma primeiro caso da Febre Oropouche na cidade

Casos da Febre do Oropouche na BA continuam crescendo

Vale lembrar que este ano é o primeiro a ter registros de Febre Oropouche em território baiano. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de março para cá já foram confirmados casos em 48 cidades. As primeiras ocorrências ocorreram em Laje e Valença.

exclamção leia também