O Outubro Rosa é fundamental para conscientizar sobre o diagnóstico do câncer de mama e também para reforçar o apoio aos pacientes que enfrentam a doença. O tratamento, que pode incluir cirurgia para remoção do câncer, associada à mastectomia parcial ou total, pode ter consequências como dores, necrose cutânea, redução da amplitude de movimento, linfedema e alterações na força muscular.
Para quem passou por esse procedimento, o acompanhamento fisioterapêutico é um aliado na reabilitação. Com o intuito de melhorar a qualidade de vida desses pacientes, o curso de Fisioterapia da Unijorge oferece atendimento gratuito no pós-operatório do câncer de mama, no Instituto de Saúde, no Campus Paralela. As consultas são realizadas às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com agendamento prévio, realizado pelo Whatsapp (71) 99611-6919.
Segundo a professora de Fisioterapia da Unijorge, Danielle Oliveira, as abordagens fisioterapêuticas ajudam a reduzir a dor e o linfedema, melhoram a aderência cicatricial e auxiliam na recuperação da mobilidade do ombro, promovendo o bem-estar e a recuperação da pessoa em tratamento. Dentre as condutas mais utilizadas estão a cinesioterapia, a estimulação elétrica, drenagem linfática manual, compressão, entre outros.
“Enfrentar um câncer já é uma situação desafiadora, e as consequências da cirurgia podem limitar atividades do dia a dia, como se exercitar, realizar tarefas domésticas e profissionais, além de impactar o estado emocional e social. Atuamos não apenas no mês de outubro, mas ao longo de todo o ano, oferecendo apoio contínuo e contribuindo para a reabilitação dos pacientes", afirma a professora.
Serviço:
Fisioterapia para reabilitação no pós-cirúrgico do câncer de mama
Local: Instituto de Saúde da Unijorge (Campus Paralela)
Dias: Terças e Quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Agendamento prévio: WhatsApp (71) 99611-6919
Valor: Gratuito