Centenas de alunos de instituições de ensino da rede municipal, localizadas em Salvador, que integram o projeto #AgendaCidadeUNICEF, participaram, nesta quinta-feira (19), do encerramento da iniciativa referente ao ciclo 2022- 2024. O encontro ocorreu na Escola Municipal Milton Santos, no bairro de Valéria, em Salvador.
O projeto é promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em várias capitais do Brasil. Em Salvador, a ação foi coordenada em parceria com órgãos da prefeitura, promovendo ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de adolescentes e crianças, em especial, daqueles que residem em bairros populosos.
“Para a primeira infância desenvolvemos ações relacionadas às questões étnico-raciais, Com os jovens trabalhamos com um programa de parcerias relacionado ao primeiro emprego eles realizam atividades sobre as relações sociais, interpessoais e convivência, a exemplo, de como se relacionar no primeiro emprego”, explicou Ana Cristina Andrade, diretora da escola onde ocorreu o evento, em entrevista ao MASSA!.
Ação prepara pra vida e pro mercado
Abisaí da Silva, 15 anos, foi um dos alunos contemplados pela iniciativa. E, segundo ele, as lições aprendidas foram técnicas e pessoais. “Nos ensinou a trabalhar em grupo, a respeitar as pessoas, a se comunicar melhor. Eu, que sou calado, aprendi a falar mais. Aprendi a como se comportar no ambiente de trabalho”, declarou ao MASSA!.
“Valéria vinha com a sinalização do maior índice de mortalidade infanto-juvenil de Salvador. Isso nos chamava a atenção. A comunidade não é apenas o que acontece de ruim nela, mas o que nós temos de bom nela. E o trabalho da UNICEF vem dentro dessa perspectiva de resgate, de trazer o que tem de bom nos espaços e provocar o poder público a ocupar esses espaços”, disse Fernanda Lôrdelo, gestora da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude.