23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Vai sair do papel - 24/09/2024, 06:00 - Silvânia Nascimento

União dos Grupos de Capoeira da Bahia pode ser tornar realidade

Expectativa é que a UGS tenha uma unidade física em Salvador para reunir integrantes do movimento

Capoeiristas buscam mais apoio
Capoeiristas buscam mais apoio |  Foto: Divulgação

A luta por mais espaço e valorização da capoeira está a um passo de ganhar mais força com a criação da União dos Grupos de Capoeira (UGC) da Bahia, coordenada por mestre e contramestres capoeiristas.

Embora ainda esteja em fase de oficialização, a UGS já tem sua missão definida: busca mobilizar e cobrar do poder público a inclusão da capoeira em iniciativas sociais, esportivas, educacionais e de lazer. Quem conta mais sobre a proposta é o mestre Luis Nogueira Braga, idealizador da entidade UGC e integrante do grupo Morada dos Bambas.

"Eu fui o idealizador desse projeto e convidei outros mestres e contramestres para participar porque a capoeira na Bahia não tem representatividade ativa de forma que lute pelo direito desse esporte que é tão importante para a nossa cultura. A gente traz algumas reivindicações como a criação de projetos para o público assistir os grupos de capoeira. Outra coisa que queremos, também, é a presença da capoeira nos bairros porque, através da qualidade de vida que ela proporciona, ela faz diferença para crianças e jovens", pontuou Luis em entrevista ao MASSA!

Imagem ilustrativa da imagem União dos Grupos de Capoeira da Bahia pode ser tornar realidade
Foto: Divulgação

Ainda segundo ele, a expectativa é que a UGS tenha uma unidade física em Salvador para reunir integrantes do movimento e, a partir desses encontros que serão frequentes, definir e acompanhar as pautas que eles cobrarão das autoridades. "Sabemos das nossas demandas, dificuldades, da desvalorização do professor, do mestre de capoeira, do contramestre, do aluno formado, do agente, porque somos agentes comunitários. E, a partir da inclusão que a capoeira proporciona, salvamos muitas vidas, mas não somos reconhecidos. Queremos reconhecimento, valorização por parte do governo .Queremos a capoeira nas escolas. E vai ser através da nossa união que vamos conquistar", declarou Eliseu Santos Pereira, mestre Lancha.

A ideia é unir a categoria

Luis, idealizador do União dos Grupos de Capoeira (UGC), também destacou que a iniciativa pretende alcançar o máximo de equipes envolvidas nesse esporte para que possam se juntar ao UGC "A gente já está construindo uma agenda ampla para começar a ter esses encontros de grupos de capoeira que existem dentro dos bairros de Salvador e em outros municípios. A ideia é irmos lá para construir essa coletividade e fazer uma demonstração da nossa arte levando nossas pautas. Também queremos apresentar nossas demandas ao Governo do Estado. Temos buscado diálogo com a Secretaria de Turismo", declarou Luis ao ser questionado se a comissão já iniciou os primeiros contatos com representantes e órgãos do setor público.

exclamção leia também