Foi anunciada na última quarta-feira (3) a formação de mais de mil agentes de turismo cultural e criativo para atuar em comunidades tradicionais da Bahia. O anúncio ocorreu no auditório do Conselho Estadual de Educação, em Salvador, como parte do projeto Geração, uma parceria entre o Ministério do Trabalho, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
O curso está previsto para começar em setembro, com uma duração de quatro meses e uma carga horária de 200 horas, e visa capacitar 3 mil pessoas em 14 estados, sendo a Bahia o estado com o maior número de vagas. "A ideia é aproximar a qualificação profissional de uma das atividades com maior potencial de geração de emprego e renda para a população, que é o turismo", afirmou Magno Lavigne, secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho.
Giulliana Brito, chefe de gabinete da Setur-BA, destacou a relevância do projeto para a qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade, facilitando sua entrada no mercado de trabalho. Ela ressaltou que iniciativas como esta reforçam a atuação do comitê de turismo de base comunitária da Bahia, com o objetivo de fortalecer e fomentar o segmento.