Quem decidir passar pela região da orla de Salvador até este domingo (24) terá à disposição mais uma opção de lazer com direito a uma imersão de conhecimentos: trata-se e um grande protótipo do aparelho digestivo, montado no estacionamento do Centro de Convenções de Salvador, no bairro da Boca do Rio.
Aberto ao público, gratuitamente, desde esta quinta-feira (21), o equipamento, que conta com um tour guiado, explora as mais diversas doenças do sistema gastrointestinal. Durante a visita, as pessoas são recepcionadas por médicos e estudantes de medicina que explicam sobre a prevenção, sintomas, surgimento e tratamento dessas patologias como refluxo, H. pylori, câncer e outras. A ação faz parte da XXIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, que acontece na cidade.
Quem conta mais sobre a proposta é a médica Lourianne Cavalcante, presidente da Sociedade Brasileira de Gastro. "O que a gente quer é levar para o nosso paciente um melhor tratamento. E, nada mais importante e mais justo, do que a gente se aproximar da comunidade nesse momento, e, claro, de uma forma muito lúdica. Às vezes, quando a pessoa tem a oportunidade de ter acesso a essa imersão, ela consiga olhar de um outro ângulo, mesmo que seja a doença. E a ideia é essa”, destacou.
Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), entre os anos de 2019 e 2024, mais de 30 mil pessoas morreram por doenças gastrointestinais na Bahia. Segundo o órgão, dentre as patologias que mais matam estão as doenças do fígado, intestino, esôfago, pancreatite e outras.
"Nós temos uma agência em São Paulo que produz vários e diferentes protótipos por área médica. Eu acho que esse foi o que ficou mais bonito porque é rico em detalhes. Demoramos quatro meses para produzir. Teve todo um projeto gráfico, pensando em detalhes da comunicação. Nos preocupamos em fazer uma estrutura que tivesse bastante textura, alto-relevo para que as pessoas pudessem tocar e perceber as doenças. Dentro desse protótipo retratamos as 12 principais doenças que acometem o aparelho digestivo", explicou Edson Parente, integrante da empresa Sintonia Comunicação, envolvida na produção do protótipo.