25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Massa! - 13/11/2024, 06:00 - Vitória Sacramento

Trupe promove conscientização sobre segurança e atitudes cidadãs no metrô

Com aproximadamente 45 mil pessoas circulando diariamente pela Estação Acesso Norte, ela foi escolhida para iniciar a ação

Trupe da segurança entrou em ação
Trupe da segurança entrou em ação |  Foto: Clara Pessoa/Ag. A Tarde

Quem nunca se estressou no metrô, seja por alguém que empurra para entrar antes da porta abrir, ou pelo elevador de prioridade ocupado por pessoas sem necessidade especial? Pensando nesses problemas do dia a dia, a CCR Metrô Bahia lançou a “Trupe da Segurança”, um projeto teatral com esquetes educativas e bem-humoradas, que visa reforçar o respeito e a segurança nas estações da cidade.

Com aproximadamente 45 mil pessoas circulando diariamente pela Estação Acesso Norte, ela foi escolhida para iniciar a ação, que seguirá até o final de novembro. Ao som de uma paródia da música "Ziriguidum", escrita por Daniela Vieira, a trupe já passou por algumas estações, com apresentações durante os horários de pico, levando mensagens de cidadania e segurança de forma leve e descontraída.

Para Marcos Vinícius de Azevedo, de 21 anos, que utiliza o metrô todos os dias, o projeto é uma forma interessante de chamar a atenção para práticas seguras no transporte público. “Desse jeito extrovertido, as pessoas prestam mais atenção, porque não soa como sermão ou puxão de orelha, mas sim como uma abordagem amigável”, comentou.

Luciana Passos, supervisora de uma das estações, ressaltou a importância da iniciativa: “A mensagem que deixamos para nossos clientes é que, embora nossa vida esteja corrida, com horário para chegar e sair, a nossa integridade física é o principal. Queremos conscientizar todos sobre a importância da conduta segura ao usar o sistema.”

Fato é que a maior parte dos incidentes registrados nas dependências do metrô não são de origem estrutural, mas sim resultado da falta de atenção dos próprios usuários. Atitudes como ultrapassar a linha amarela de segurança, utilizar o elevador de prioridade sem necessidade ou andar distraído ao celular são algumas das infrações mais comuns.

Seu Nelson Argolo, de 80 anos, que tem dificuldade de locomoção, desabafou sobre a falta de respeito que observa nas estações: “Acho muito difícil as pessoas de hoje terem respeito. Não respeitam ninguém mesmo. Por exemplo, eu já fui atleta. Precisamos pensar nos outros e no futuro.”

Programação das apresentações da Trupe da Segurança

Abaixo, confira as próximas datas e locais das intervenções da Trupe da Segurança:

14/11: Manhã (7h30 – 9h) em Pirajá | Tarde (16h30 – 18h) em Águas Claras

19/11: Manhã (7h30 – 9h) no Aeroporto | Tarde (16h30 – 18h) em Mussurunga

21/11: Manhã (7h30 – 9h) no Acesso Norte | Tarde (16h30 – 18h) na Rodoviária

25/11: Manhã (7h30 – 9h) em Águas Claras | Tarde (16h30 – 18h) em Pirajá

27/11: Manhã (7h30 – 9h) em Mussurunga | Tarde (16h30 – 18h) no Aeroporto

exclamção leia também