24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Vacina boa é no braço - 29/08/2023, 08:03 - Da Redação - Atualizado em 29/08/2023, 09:48

Tríplice Viral volta a ser oferecida em salas de vacina de Salvador

Imunizante está disponível para pessoas de 12 meses a 59 anos

Pessoas entre 12 e 59 anos estão aptas a tomar vacina
Pessoas entre 12 e 59 anos estão aptas a tomar vacina |  Foto: Divulgação/ SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomou nesta semana a oferta da Tríplice Viral em todas as 160 salas de imunização da rede básica. No último mês de maio, para otimizar o uso de doses por frasco, evitando perdas diante do fornecimento irregular pelo Ministério da Saúde, a SMS estabeleceu unidades de referência para aplicação do imunizante. Porém, o fornecimento foi regularizado este mês, estando disponível atualmente em 100 % das salas de vacinação.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destacou a importância da retomada integral em todas as salas de vacina para a garantia de imunização do público apto em Salvador.

"Pessoas entre 12 meses e 59 anos estão aptas a serem vacinadas com a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Então, convidamos este público para que compareça às unidades de saúde e garanta sua imunização", afirma.

Ciclo de vacinação

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, a tríplice viral está disponível para pessoas de 12 meses a 59 anos. A primeira dose da vacina deve ser aplicada aos 12 meses de idade.

Pessoas de 5 a 29 anos não vacinadas ou com esquema incompleto devem receber ou completar o esquema de duas doses, considerando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Já as pessoas de 30 a 59 anos ainda não vacinadas devem receber uma dose. Os trabalhadores da saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses, também observando o intervalo mínimo de 30 dias.

O imunizante é contraindicado para gestantes, pessoas com imunodeficiência por doença ou medicação, história prévia de anafilaxia após aplicação de dose anterior da vacina ou a algum componente.

exclamção leia também