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Saindo do papel? - 24/08/2023, 10:09 - Da Redação

Trem Feira de Santana-Salvador custará mais de R$2 bilhões, diz site

CCR enviou ofício para realizar estudos de implantação do serviço

Trem Feira de Santana-Salvador transportará quatro milhões de passageiros por mês
Trem Feira de Santana-Salvador transportará quatro milhões de passageiros por mês |  Foto: Reprodução/Diário do Transporte

Projeto do governo Jerônimo Rodrigues revelado em junho, a implantação do trem Feira de Santana-Salvador vai custar mais de R$2 bilhões. Segundo o portal Conectado News, a CCR, empresa de transportes ferroviário e metroviário, enviou ofício à Secretaria da Casa Civil do Estado da Bahia, que trata sobre o MIP (Manifestação de Interesse Privado) para realizar estudos de implantação do serviço.

De acordo com o ofício, estima-se que o trem transportará quatro milhões de passageiros por mês e atenderá em sua primeira fase, além de Feira e Salvador, as cidades de Santo Amaro, Simões Filho e Candeias.

Em Feira de Santana, a estação será no distrito de Humildes, às margens da BR101, com possibilidade de ligação com o transporte rodoviário através do Anel de Contorno.

A estimativa de custo da CCR com a implantação é de R$ 2.600.000.000,00 (dois bilhões e seiscentos milhões de reais), custos operacionais R$ 280.000.000,00 (duzentos e oitenta milhões de reais) por ano, mas a empresa só começaria a operar o sistema cinco anos após a implantação.

Em contato com a reportagem do Conectado News, o engenheiro Danilo Ferreira se diz muito feliz com a iniciativa da CCR. Ele afirma que agora o trem "deixa de ser um sonho".

"Isso demonstra que eles já fizeram uma pré análise, ninguém coloca uma Manifestação de Interesse Privado para o governo do Estado solicitando a modelagem econômico financeira da rede e a operação do sistema, prazo de execução da obra, uma série de estratégias, no documento uma estimativa de custo, tudo isso vai será depurado pela CCR", inicia Ferreira.

"A CCR está doando esse estudo para o Estado da Bahia, para que isso possa modelar essa rede de trem entre as cidades, ou como eles chamam, trem regional da Bahia, que segundo eles, não se encerra em Feira de Santana, esse trem poderia seguir sentido Alagoinhas, sentido Norte, podendo até mesmo chegar em Aracaju, sentido sul, com possibilidade de chegar até Jequié, diminuindo a distância em quase 200 km em relação ao sul. Com esse projeto da CCR, esse trem deixa de ser um sonho, essa iniciativa nos dá uma alegria maravilhosa", finaliza.

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