O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou a convocação de mesários e prestadores de apoio logístico que irão trabalhar nas Eleições 2024, e aqueles que forem selecionados precisam estar atentos aos próximos passos a serem dados.
A previsão é que cerca de 150 mil baianos sejam chamados para atuar nessas funções durante os dois dias das eleições municipais. Desse número, segundo o TRE-BA, aproximadamente 38 mil são voluntários.
Em entrevista ao MASSA!, a Secretária de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições do TRE-BA, Luciana Bichara, explicou como funcionará a convocação. "Para aqueles que forem selecionados, não há possibilidade de não haver interesse. O que ele pode fazer é apresentar uma justificativa no cartório eleitoral que fez a convocação, até cinco dias após o recebimento do chamamento, para justificar porque não poderá estar presente. A partir daí, o juiz vai apreciar e o convocado receberá retorno", esclareceu.
Ao receber a convocação - que poderá chegar pelo WhatsApp, e-mail ou carta - é necessário acessar o site www.mesario.tre/ba.gov.br para confirmar o recebimento da notificação. "Quem tiver interesse em se voluntariar ainda pode se inscrever, também por esse mesmo site", destacou.
Milhões de baianos aptos para votar
O TRE também divulgou o número de eleitores aptos para votar nas eleições de 2024. De acordo com órgão, 11.283.5027 baianos e baianas estão liberados para exercerem o direito de voto.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que houve um aumento de 390.187 (3,5%) eleitores, comparado ao período eleitoral de 2020, quando haviam sido registrados 10.893.320 eleitores. A Bahia é o 4º maior colégio eleitoral do país, com 11,2 milhões de eleitores.