O cidadão brasileiro tem menos de um mês para regularizar - ou emitir - o seu título de eleitor. O prazo encerra no dia 8 de maio e, para ajudar a população, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia está “se movimentando” para chegar mais perto de quem precisa do serviço.
Nessa semana, por exemplo, o posto foi montado no Estádio Manoel Barradas, o Barradão, no bairro de Canabrava, para atender a comunidade. Os atendimentos começaram na terça-feira (9) e seguem até hoje (11).
Sônia Ribeiro, de 67 anos, foi uma das pessoas que aproveitou a proximidade do serviço para ajustar uma questão com o seu título. “Eu precisei trocar o colégio onde eu voto e aproveitei a oportunidade. Moro perto, em Sussuarana, e foi ótima essa ação aqui”, contou.
O serviço que Sônia acessou na ação é apenas um entre os possíveis. Hilton Costa, analista judiciário lotado na 16ª Zona Eleitoral de Salvador, explica como funciona a ação.
“Aqui o eleitor pode fazer a grande maioria dos serviços, como tirar a primeira via do seu título, tirar a biometria, emitir uma certidão de quitação, realizar transferência etc”, explica. “Aqui só não será possível realizar transferência para o interior”, ressalta.
A iniciativa tem como objetivo aproximar o eleitor do TRE, facilitando o acesso aos serviços, como destaca Hilton. “Sabemos que existem questões, dificuldades que as pessoas têm com locomoção, de tato com a tecnologia. Estamos em ano eleitoral, e essa ação ajuda o eleitor a estar regular e saber onde vai votar”. O posto segue funcionando hoje, até as 17h, por ordem de chegada.
Barradão abre as portas para a comunidade
A presença do TRE no Barradão foi um pedido do Esporte Clube Vitória ao órgão, com o objetivo de atender às necessidades da comunidade. Mario Bello, diretor Social do clube, explicou como essas iniciativas aproximam o Leão da Barra de quem mora na região. “O Barradão tem 37 anos e sempre teve essa característica.
Abrimos o clube e não são coisas para o torcedor do Vitória, é para qualquer pessoa, para todos. A instalação do Barradão aqui mudou a realidade do entorno e esse é o nosso papel, trazer serviços de saúde, de cidadania, coisas que a região tem carência, além do futebol. Essa é a nossa filosofia”, defendeu o diretor.