
As condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos estão desfavoráveis neste sábado (17), devido a fortes ventos e mar agitado, e a Travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa para garantir a segurança dos passageiros e tripulantes.
Leia Também:
De acordo com a Capitania dos Portos da Bahia, em Comunicado à Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a atuação de um sistema de alta pressão sobre o oceano alterou não apenas as condições na Baía de Todos-os-Santos como também em toda a faixa litorânea dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, começando em Ilhéus e se estendendo até Recife.
Além da Travessia Salvador-Mar Grande, as viagens diretas entre Salvador e Morro de São Paulo e as escunas de turismo que fazem os passeios pelas ilhas da região também foram suspensas.
Opções alternativas para fazer a travessia
No caso dos passageiros que desejam fazer a Travessia Salvador-Morro de São Paulo, a possibilidade é adotar o sistema semi-terrestre, com conexão em Itaparica.
O ideal é pegar o Ferry-Boat até Itaparica e de lá seguir viagem com um ônibus até a Ponta do Curral, em Valença, completando o trajeto até Morro de São Paulo com a travessia de lancha.
Nessa opção com conexão, a duração do trajeto é de aproximadamente 3h20, com uma hora a mais em relação a travessia direta. Os horários de saída de Salvador são às 9h, 10h30 e 14h30. De Morro de São Paulo, as partidas ocorrem às 11h30, 14h40 e 15h.
Outra rota alternativa para quem quer ir ou voltar de Mar Grande é o caminho pela BR-324 e BA-001, passando pela cidade de Santo Antônio de Jesus. Neste caso, a viagem é mais longa e dura cerca de 3 a 4 horas.