28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Aí sim! - 06/12/2023, 08:48 - Da Redação

Tratamento para Acidente Vascular Cerebral será ampliado pelo SUS

Tratamento promete melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Inicialmente, 12 hospitais estão aptos a realizar o procedimento
Inicialmente, 12 hospitais estão aptos a realizar o procedimento |  Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde incluiu na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS) a trombectomia mecânica para tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico agudo.

Leia mais:

Cardiologista alerta sobre os perigos do Acidente Vascular Cerebral

Segundo o Governo Federal, agora ofertado pelo SUS, o tratamento promete melhorar a qualidade de vida dos pacientes, pois reduz o risco de deterioração neurológica e traz maior independência funcional aos que sofreram o AVC.

A TM é um procedimento cirúrgico para retirada de coágulo ou de algum material que esteja obstruindo o fluxo sanguíneo arterial cerebral com o uso de cateteres. A realização da cirurgia é recomendada apenas para situações em que o paciente apresentou sintomas numa janela entre 8h e 24h.

Inicialmente, 12 hospitais estão aptos a realizar o procedimento atendendo aos critérios para habilitação previstos na portaria, entre eles: Hospital de Base (DF), Hospital Geral de Fortaleza (CE), Hospital Estadual Central (ES), Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), Hospital de Clínicas (RS), Hospital Municipal São José (SC), e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP).

exclamção leia também