29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Espia! - 28/12/2023, 06:00 - Clara Oliveira

Transporte, saúde, serviços e shows: Saiba tudo do Festival da Virada

Evento será realizado entre os dias 28 de dezembro a 1° de janeiro, na Arena Daniela Mercury

Festival da Virada acontece na Arena Daniela Mercury
Festival da Virada acontece na Arena Daniela Mercury |  Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE

Que o Festival Virada Salvador será um sucesso, não é novidade para ninguém. Com uma previsão de que movimente R$ 524 milhões em receitas em Salvador, com cerca de 485 mil turistas, o evento promete bombar. Por isso, o Portal MASSA! realizou um levantamento com tudo o que vai rolar nos dias de folia que vão marcar a virada de ano na capital baiana.

Da programação, aos serviços e também à segurança, passando pela saúde e pelo transporte, tudo vai estar disponível entre os dias 28 de dezembro a 1° de janeiro, na Arena Daniela Mercury, no bairro da Boca do Rio, e listamos pra você.

Confira todos os detalhes:

Saúde

Evento terá dois módulos que funcionará durante os cinco dias de festa
Evento terá dois módulos que funcionará durante os cinco dias de festa | Foto: Divulgação

O público presente nos shows do Festival Virada 2024, na Arena Daniela Mercury, contará com serviços de saúde promovidos pela Prefeitura de Salvador. Pensando no bem-estar da galera, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou dois módulos que irão funcionar durante os cinco dias de festa, entre esta quinta (28) e a próxima segunda-feira (1°).

Dois deles vão funcionar 24h ininterruptamente, dando suporte aos trabalhadores envolvidos no evento durante o período diurno, com dez leitos disponíveis. Cada módulo de saúde disponível no evento terá apoio de uma Unidade de Suporte Básico e duas ambulâncias convencionais, com equipe composta por técnico de enfermagem e condutor socorrista, visando assegurar o transporte sanitário de pacientes que precisam de remoção para unidades de maior complexidade, mediante regulação da Central Municipal de Regulação de Urgências.

São totalizados 30 leitos nos dois módulos, sendo 28 de observação e dois de reanimação, com capacidade para prestar assistência ao paciente em situação de maior gravidade. O leito de sala vermelha possui suporte para estabilizar as mais diversas situações clínicas e traumatológicas.

Além disso, os leitos são equipados com todas as principais medicações de uso na urgência, e principais situações traumáticas. O Centro de Saúde Alfredo Bureau também estará de prontidão para os atendimentos especializados com a realização de exames complementares de imagem, laboratório, raio X e eletrocardiograma.

Vigilância Sanitária

Módulos de Saúde garantem assistência no Festival Virada Salvador 2024
Módulos de Saúde garantem assistência no Festival Virada Salvador 2024 | Foto: Lucas Moura/Secom PMS

As condições sanitárias dos comércios de alimentos e bebidas, é um ponto que será observado durante o Festival Virada Salvador. Com uma estrutura fixa com equipes, a Visa irá orientar quanto às boas práticas de manipulação e conservação dos alimentos e higiene dos locais.

O trabalho tem como foco o comércio informal como o de ambulantes, food trucks em toda vila gastronômica, camarotes e estabelecimentos circunvizinhos, com o objetivo de tirar dúvidas e promover a educação para o fornecimento de serviços, alimentos e bebidas com qualidade.

Casa de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência

Abrindo os olhos para todos presentes no evento, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), irá oferecer cuidado para crianças e adolescentes, filhos dos ambulantes e catadores de recicláveis, que trabalham durante os dias da festa.

A ação acontecerá na Casa de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac), montada na Escola Municipal Luiza Mahim, em Armação, próxima ao evento. Pensando no bem estar das crianças e adolescentes, será disponibilizado pela SMS um núcleo multiprofissional com equipe que atua na prestação de assistência, cuidado e ações de promoção e prevenção à saúde, avaliação e atendimento clínico.

Esquema especial de transporte para Festival Virada Salvador

Semob irá implementar esquema especial de transporte
Semob irá implementar esquema especial de transporte | Foto: Divulgação

Para as inúmeras pessoas que vão se deslocar de suas casas até a Arena Daniela Mercury para aproveitar o Festival Virada Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) implementará um esquema especial de transporte. O público terá 140 ônibus da frota normal e 77 da frota reguladora, distribuídas entre 22 linhas, sendo 15 tradicionais, quatro da frota reguladora e três especiais criadas para o evento.

Além das linhas normais, a população poderá usufruir a rota 2024 que funcionará das 14h às 6h do dia seguinte – Terminal Acesso Norte x Festival Virada Salvador, 2024-01 - Estação Pirajá x Festival Virada Salvador e 2024-02 - Metrô Pituaçu x Festival Virada Salvador. Os pontos de ônibus estarão localizados em frente ao Restaurante Yemanjá (ambos sentidos), Praça Osório Vilas-Boas (sentido Itapuã) e após o Multishop (sentido Pituba).

O 187 micro-ônibus do Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec), os “amarelinhos”, também vão atender a região da Arena Daniela Mercury. Pontos de táxi e mototáxi estarão situados nas imediações do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja) e do restaurante Yemanjá.

Linhas especiais – A linha 2024 - Terminal Acesso Norte x Festival Virada Salvador terá o seguinte trajeto: Terminal Acesso Norte, Rua dos Rodoviários, Avenida Antônio Carlos Magalhães, retorno na Estação do BRT Hiper, Avenida Tancredo Neves, Avenida Professor Magalhães Neto, Avenida Octávio Mangabeira, retorno em frente ao Jardim dos Namorados, Avenida Octávio Mangabeira, Centro de Convenções Municipal, Avenida Octávio Mangabeira, Rua Arthur de Azevêdo Machado, Rua Edístio Pondé, Avenida Tancredo Neves, Avenida Luís Viana (Paralela), retorno no Viaduto Deputado Luís Eduardo Magalhães, Avenida Luís Viana, Avenida Tancredo Neves, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Rua dos Rodoviários e Terminal Acesso Norte. O desembarque ocorre no ponto em frente ao Restaurante Yemanjá, sentido Itapuã.

Já a linha 2024-01 - Estação Pirajá x Festival Virada Salvador tem como trajeto a Estação Pirajá, Rua da Indonésia, Avenida Gal Costa, Terminal Pituaçu (parte subsolo), Avenida Professor Pinto de Aguiar, Rua Carimbamba, Avenida Octávio Mangabeira, Rua Arthur de Azevêdo Machado, Rua Edístio Pondé, Avenida Tancredo Neves, Avenida Luís Viana, retorno no Viaduto Deputado Luís Eduardo Magalhães, Avenida Luís Viana, Avenida Tancredo Neves, Avenida Antônio Carlos Magalhães, Acesso Norte (BR 324) BR 324, Rua do Paquistão e Estação Pirajá. O desembarque será no ponto após o Shopping Multishop.

Por fim, a linha 2024-02 - Metrô Pituaçu x Festival Virada Salvador parte do ponto do Metrô Pituaçu e segue pela Avenida Luís Viana (Paralela), Avenida Professor Pinto de Aguiar, Rua Carimbamba, Avenida Octávio Mangabeira, Avenida Simon Bolívar, Avenida Professor Manoel Ribeiro, Avenida Tancredo Neves e Avenida Luís Viana. Há dois pontos de desembarque: o ponto após o Shopping Multishop e a Avenida Simon Bolívar.

Linhas regulares – As linhas regulares que passam pelo evento são a 0125 – Terminal da França/Barroquinha x Parque São Cristóvão, 0125-03 – Parque São Cristóvão x Barroquinha, 0903 – Lapa x Boca do Rio, 1001 – Aeroporto x Praça da Sé, 1005 – Lapa x Abaeté/Praia do Flamengo, 1007 – Lapa x Terminal Aeroporto/Jardim das Margaridas, 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi), 1053 – Estação Mussurunga x Barra 3, 1134 – Cabula VI x Estação BRT Pituba, 1247-02 – Conjunto Arvoredo/Tancredo Neves x Centro de Convenções, 1440 – Cajazeiras XI x Centro de Convenções, 1440-01 – Cajazeiras XVII/VI x Imbuí/Stiep e 1637- Mirante de Periperi x Pituba/Boca do Rio.

Segurança

Durante os cinco dias de Festival Virada Salvador, a Guarda Municipal irá disponibilizar 603 agentes por dia para a proteção dos equipamentos no cenário da festa e também para o o monitoramento das áreas cobertas da festa.

Para uma maior segurança, os agentes irão fornecer dicas de segurança e realizarão a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e adolescentes, com o objetivo de prevenir acidentes.

Iniciando desde a recepção dos filhos doa ambulante, o trabalho dos profissionais se estendem até o backstage do evento, dando suporte aos artistas que se apresentarão nos palcos.

Postos Secretaria da Segurança Pública

SSP irá oferecer suporte para forças estaduais de segurança
SSP irá oferecer suporte para forças estaduais de segurança | Foto: Rafael Rodrigues / Ascom SSP

Os postos da Secretaria da Segurança Pública para o Festival Virada Salvador irão oferecer suporte para as forças estaduais de segurança, além de receber baianos e turistas presentes nos dias de festa.

As estruturas para atender o público e auxiliar a galera que precisar de resgate estarão localizadas ao lado do camarote principal da festa, próximas à roda gigante. Cinco espaços climatizados receberão equipes das Polícias Militar e Civil (com a Delegacia Especial de Área (DEA), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), além dos Bombeiros.

Programação Festival Virada Salvador

Festival terá mais de 100 horas de músicas
Festival terá mais de 100 horas de músicas | Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE

Com mais de 100 horas de músicas e mais de cem atrações, o Festival Virada Salvador promete animar a galera em uma festa que será dividida em quatro palcos, sendo eles: Virada, Super Trio da Virada, Brisa Divas e Escalada Eletrônica. Confira programação:

Palco principal:

Quinta-feira (28) - Eric Land, Durval Lélys, Zé Vaqueiro, Anitta, Xand Avião, Nattan e Parangolé.

Sexta-feira (29) - Olodum, Nadson, o Ferinha, Baiana System, Wesley Safadão, Mari Fernadez, Alok e Léo Santana.

Sábado (30) - Ana Castela, João Gomes, Pablo Vittar, Leonardo, Vintage Culture, Claudia Leitte e Xanddy Harmonia.

Domingo (31) - Lincoln, Xamã, Jorge & Mateus, Bell Marques, Ivete Sangalo, Simone Mendes e Thiago Aquino.

Segunda-feira (1) - Danniel Vieira, Família Gil, Daniela Mercury, Saulo, Tuca, Psirico e Timbalada.

Palco Super Trio da Virada:

Quinta-feira (28) - Igor Kannário, Oh Polêmico e CBX.

Sexta-feira (29) - Malê Debalê, Lá Fúria e O Kannalha.

Sábado (30) - Cortejo Afro, Chicafé, A Dama e Fitdance.

Domingo (31) - Ilê Aiyê e Ed City.

Segunda-feira (1) - Gandhy, Rafa e Pipo Marques e O Poeta.

Brisa Divas

Quinta-feira (28) - DJ Belle, Josyara, Márcia Castro, Maira Lins, Aila Menezes e Evylin.

Sexta-feira (29) - Belô Veloso, Jumoraes e Sambaiana, Nininha Problemática com Sarajane, Laiô e Dj Milla Baianezi.

Sábado (30) - LibreAna, Cinara, Thati, Nêssa e Maya, Vanessa e Dai.

Domingo (31) - Roda de Samba Mulheres de Itapuã, Danzy, Sued Nunes, Melly e Casali.

Segunda-feira (1) - Gabi da Oxe, Illy, Allane Lopes, Rachel Reis com Fernanda Maia, e Pali Trombone.

Escalada Eletrônica

Quinta-feira (28) - Vitrolab, Telefunksoul, Manigga, Kimehra e Enigmix

Sexta-feira (29) - Pedro Chamusca, Fabão, DJ Preta e Bruxa Braba com participação de Hiran

Sábado (30) - Pedro Chamusca, Maluf, Nai Kiese, com participação de Ticia, Pivoman e Tsant

Domingo (31) - Salamanka, com participação de Gibi, Lunna Montty, Libreana e Paulilo

Segunda-feira (1) - Santz, Xirita, Assis, com participações de Samba Maria e Samba Ohana, Alternative Routes e Ceuta.

Transalvador

Transalvador irá disponibilizar cerca de 40 agentes
Transalvador irá disponibilizar cerca de 40 agentes | Foto: Jefferson Peixoto – Secom Prefs

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) disponibilizará cerca de 40 agentes de trânsito, que vão se revezar na operação para garantir a mobilidade e proporcionar maior segurança ao público que marcar presença na Arena Daniela Mercury.

O entorno do evento terá uma fiscalização intensificada para evitar paradas e estacionamentos irregulares na Avenida Octávio Mangabeira. No total, serão 14 pontos fixos de fiscalização, além de quatro áreas para fiscalização em rondas nos bairros do Stiep e Boca do Rio.

Não será realizada interdição do tráfego de veículos na região. No entanto, terá painéis de mensagem, faixas e banners nos dois sentidos da via principal, para orientação do público sobre a travessia de pedestres, embarque e desembarque, pontos de ônibus, táxi e mototáxi, e também sobre locais onde é proibido parar e estacionar.

exclamção leia também