28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Interior baiano - 21/11/2023, 19:57 - Da Redação

Trabalhadores em situação parecida com a de escravos são resgatados

Caso aconteceu no Sudoeste da Bahia, em uma fazenda

Local onde trabalhadores e suas famílias estavam é muito ruim
Local onde trabalhadores e suas famílias estavam é muito ruim |  Foto: Divulgação/MPT-BA

Dois trabalhadores rurais foram resgatados durante operação conjunta de combate ao trabalho análogo ao escravo, realizada no início do mês, no município de Maiquinique, no Sudoeste baiano.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA), o caso só foi divulgado na segunda-feira (20), após o pagamento das verbas rescisórias ter sido quitado pelo dono da fazenda, na última sexta-feira (17). O Ministério Público do Trabalho ainda tenta negociar com o empregador um acordo para pagamento de danos morais individuais aos dois resgatados.

Assim que foram localizados vivendo com suas famílias em situação degradante, em alojamentos sem as mínimas condições de conforto e segurança, os dois trabalhadores, suas companheiras e filhos foram retirados pela equipe de fiscalização e alojados em casas de parentes, no mesmo município.

Os dois trabalhavam há mais de cinco anos na propriedade, cuidando do gado. Eles cumpriam jornadas de trabalho exaustivas, sem descanso semanal nem férias. No total, os dois grupos familiares, tinha, além dos trabalhadores e suas companheiras, 13 crianças.

Os resgatados já estão de posse de guias para dar entrada no seguro-desemprego especial para vítimas do trabalho escravo, que deverá ser pago por três meses.

exclamção leia também