Um operário morreu após o desabamento da estrutura de uma obra na Avenida Guaratinga, em Itabela, no extremo sul da Bahia. De acordo com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o acidente aconteceu na segunda-feira (7) e o trabalhador identificado como Rafael Oliveira Sacramento, de 34 anos.
Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado a uma unidade de saúde da cidade. Sofreu diversas fraturas pelo corpo, além de traumas de crânio e tórax. Não resistiu aos ferimentos e morreu horas após o acidente.
O caso foi registrado na delegacia de Itabela como morte acidental. A Polícia Civil informou ainda que o nome da empresa responsável pela obra não pode ser divulgado.
Como as circunstâncias ainda são desconhecidas, o Ministério Público do Trabalho (MPT) investiga se o fato se enquadra como acidente de trabalho. O inquérito foi aberto nesta terça-feira (8).
O que se sabe até o momento, é que a estrutura que desabou era sustentada por diversos pilares. As autoridades têm os vídeos das câmeras de segurança que flagraram o momento que a estrutura vai ao chão. As imagens não mostram onde Rafael estava. Se estava em cima da construção e caiu durante o desabamento ou se estava na parte debaixo e foi atingido.
Inicialmente, o MPT vai solicitar informações aos órgãos envolvidos na ocorrência para esclarecer os aspectos trabalhistas, além de investigar se havia o cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho e se o trabalhador estava treinado e orientado corretamente para realizar a atividade.