
Totens digitais devem começar a aparecer nos terminais de metrô e ônibus de Salvador. A novidade faz parte de um projeto de lei do vereador Beca (Republicanos), que visa facilitar o acesso da população a informações de interesse público de um jeito moderno e prático.
Leia Também:
Batizada de Lei do Terminal Digital, a proposta prevê que os totens exibam horários e rotas atualizadas do transporte público, além de um mapa urbano com serviços essenciais, como postos de saúde, escolas, delegacias e espaços culturais.
Os equipamentos também devem oferecer um canal direto para denúncias, sugestões e atendimento ao cidadão, além de dados sobre tarifas, gratuidades, integração entre modais, e até avisos emergenciais da prefeitura.
Acessibilidade
Pensando na acessibilidade, o projeto prevê que os totens tenham interface em braile e áudio, altura adaptada para cadeirantes e linguagem simples, para que todo mundo conseguir usar sem dificuldade.
A implantação e manutenção dos equipamentos ficariam sob responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), podendo ser realizadas através de parcerias público-privadas (PPP).
Se o projeto passar na Câmara, o Executivo vai definir prazos, padrões técnicos e os locais prioritários para a instalação dos totens.
