29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Aí sim! - 01/03/2024, 06:26 - Da Redação- Atualizado em 01/03/2024, 09:24

Tombamento de terreiro de candomblé do Recôncavo é aprovado pelo Iphan

Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê fica localizado na cidade de Cachoeira

Espaço ficou muito tempo conhecido como terreiro de mãe Judith
Espaço ficou muito tempo conhecido como terreiro de mãe Judith |  Foto: Divulgação | Governo Federal

O terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê, localizado na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, como Patrimônio Cultural Brasileiro. As informações foram divulgadas pelo Governo Federal.

Conhecido por muito tempo como “terreiro de mãe Judith”, em referência o mãe de santo que a criou, será incluso no Livro do Tombo Histórico, Etnográfico e Paisagístico do Iphan.

Segundo o Ministério da Cultura, um dos aspectos que fazem do Icimimó um importante patrimônio cultural são as características do chamado candomblé rural, definido no documento como uma comunidade que “organiza sua prática religiosa em torno de dois eixos basilares: a terra e a casa”.

Ainda de acordo com o órgão, a paisagem natural, as áreas de plantio agrícola e criações dos animais, as fontes e nascentes, além dos fitoterápicos e do horto sagrado, juntamente com as edificações do local, formam um complexo envolto de significados sagrados para os praticantes da religião de matriz.

exclamção leia também