24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Reconhecimento - 15/10/2024, 06:00 - Silvânia Nascimento

TJBA promove segundo mutirão de exame de paternidade

Cerca de 60 pessoas foram em busca do serviço

Mutirão ocorreu no Fórum das Famílias, no Campo da Pólvora
Mutirão ocorreu no Fórum das Famílias, no Campo da Pólvora |  Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) realizou, nesta segunda-feira (14), mais um mutirão de reconhecimento de paternidade em Salvador, por meio de exames de DNA. Dessa vez, a ação do Projeto Corrente do Amor (Mutirão Pai Presente), aconteceu no Fórum das Famílias, no Campo da Pólvora, das 8h às 14h, e atendeu cerca de 60 pessoas que foram em busca do serviço.

A juíza 1ª Vara de Família da Capital, Newcy Mary da Paixão, explicou que, apesar desse tipo de atividade já ser promovida pelo TJ-BA de forma recorrente, a ação desta segunda-feira (14), especificamente, foi diferenciada.

"O Tribunal de Justiça já promove a realização do exame de DNA, que é gratuito, há mais de dois anos. E, após a promulgação da lei 14.826, de março de 2024, onde foi determinada a parentalidade positiva com direito a brincar com as estratégias que envolvam crianças e adolescentes, principalmente as crianças, o Tribunal de Justiça resolveu iniciar um projeto diferente", destacou Newcy.

Newcy Mary da Paixão, juíza da primeira vara da família
Newcy Mary da Paixão, juíza da primeira vara da família | Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

PARENTALIDADE POSITIVA

Durante entrevista ao MASSA!, a juíza também detalhou como funciona, na prática, a oficina de parentalidade positiva que permite a realização de brincadeiras com as crianças que são levadas para fazer serem submetidas ao exame.

"A partir do momento do ingresso no fórum, quando as pessoas comparecem para a coleta do material genético, elas precisam ser recebidas de uma forma mais humanizada, se perdendo um pouco daquele foco de estar no fórum por causa de um processo. Então, no dia de hoje, quando as crianças chegavam ao fórum, nós tínhamos palhaços, tinha também pessoas fazendo pintura nas crianças, brinquedoteca. Então, durante a espera para a coleta do material, a criança saía daquele sentido de estar num fórum para fazer exames de DNA para saber se o pai é realmente pai dele", completou Newcy Mary da Paixão.

exclamção leia também