29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Afroturismo - 28/03/2024, 10:57 - Da Redação- Atualizado em 28/03/2024, 11:31

Terreiros de Salvador e Camaçari recebem obras e reformas da Setur

Iniciativa foi idealizada para impulsionar o afroturismo da Bahia

Tterreiros selecionados são tombados pelo Iphan e pelo Iphac
Tterreiros selecionados são tombados pelo Iphan e pelo Iphac |  Foto: Divulgação | Setur

Uma série de obras de manutenção e instalação de placas de sinalização foi iniciada em 10 terreiros de candomblé de Salvador e Camaçari, contemplados pelo projeto Agô Bahia, da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

O projeto, com investimento de R$ 300 mil reais, foi idealizado para impulsionar o afroturismo, com ênfase nas religiões de matriz africana. Recuperação de telhados, revestimento cerâmico, pintura, troca de portões, portas e janelas, reforma de banheiros e revisão de instalações elétricas e hidráulicas estão entre as intervenções, de acordo com a necessidade de cada templo sagrado.

Os terreiros selecionados são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ou pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), para ações de promoção do turismo étnico-afro, capacitação sobre o atendimento aos turistas e patrocínio de eventos do segmento.

Em Salvador, estão sendo beneficiados os terreiros da Casa Branca, Gantois, Ilê Axé Opô Afonjá, Bate Folha, Zoogodô Bogum Malê Hundó, Ilê Maroialaji Alaketu, Ilê Axé Oxumaré, Ilê Asipá e Hunkpame Savalu Vodun Zo Xwe; em Camaçari, o Manso Kilebemkueta Lemba Furamon.

exclamção leia também