
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) apontou que marcas populares de pão de forma contêm teor alcoólico. Em três das marcas testadas, a quantidade de álcool poderia levar motoristas a um flagrante por embriaguez em testes do bafômetro.
As marcas monitoradas pelo Proteste foram: Pulmann, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold leve, Panco, Seven Boys, Wickbold e Plusvita.
Durante as análises, os pesquisadores concluíram que, se houvesse classificação para alimentos alcoólicos, seis deles se enquadrariam. Os pães da Visconti foram os que apresentaram o maior teor: 3,37%. O segundo lugar ficou com a Bauducco (1,17%), seguido da Wickbold 5 zeros (0,89%).
Leia também:
Jovem de 19 anos morre eletrocutado ao encostar em poste
Vixe! Mais de 39 mil dados bancários vazam do Banco Central
No Brasil, bebidas com teor de etanol acima de 0,5% precisam ser sinalizadas como alcoólicas. Apenas os produtos das marcas Pulmann, Plus Vita, Wickbold e Wickbold SG não superam a marca.
É comum que pães apresentem álcool em sua composição, já que ele é produzido durante o processo de fermentação. Apesar disso, todo o álcool é evaporado quando o pão é assado. O índice alcoólico encontrado pelos pesquisadores, diz respeito à tentativa de conservação dos produtos, quando as empresas aplicam antimofo diluído.