A segunda-feira (24) chuvosa segue causando transtornos à população da capital baiana a ponto do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) ser mudado para "nível atenção". De acordo com Sosthenes Macedo, diretor-geral da Codesal, a alteração é "devido ao acumulado de chuva acima de 80mm em 72h e previsão chuva forte".
Os níveis do PCDD variam de Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo. Antes da alteração a expectativa era de diminuição do volume de chuva, segundo ele, por causa de "uma massa de ar quente e seca que atua em Salvador". O órgão ainda emitiu um alerta para risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
Ocorrências
Entre 9h15 e 11h45 as ocorrências da Codesal subiram de 20 para 100. Entre elas estão o desabamento de um imóvel em Pau da Lima e o desabamento parcial de um imóvel na Liberdade.
Até o momento são 41 avaliações de imóveis alagados, 16 ameaças de desabamento, 15 deslizamentos de terra e 9 ameaças de deslizamentos, além de avaliações de áreas, árvore caída, galho caído, ameaça de desabamento de muro, pista rompida.
Bairros mais afetados
A Defesa de Salvador (CODESAL) registrou, nas últimas 24h, os maiores acumulados de chuva nas estações pluviométricas de Calabetão (101,8 mm), Sete de Abril - Bosque Real (83,6 mm) e bom Juá (78,2 mm), devido a atuação dos resquícios de uma frente fria associado as altas temperaturas do oceano Atlântico.
Previsão
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas a qualquer hora. A temperatura permanece na variação entre 23°C e 29°C. Esse clima será predominante na faixa litorânea do sul do estado até a região do Recôncavo.
Embora a frente fria já tenha enfraquecido por lá, a circulação de ventos no litoral baiano ainda está favorável à formação de nuvens carregadas. No extremo sul o fim de semana prolongado por marcado por forte chuvas e alerta amarelo dos órgãos de Defesa Civil.