25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Cacau caiu! - 04/04/2024, 15:37 - Da Redação

Temporal deixa estragos em Cansanção e prefs tenta amenizar impactos

Diversas ocorrências foram registradas no município desde a última terça-feira (2)

Intensas precipitações geraram uma série de ocorrências
Intensas precipitações geraram uma série de ocorrências |  Foto: Divulgação

As recentes chuvas que voltaram a atingir o município de Cansanção, desde a última terça-feira (2), com intensas precipitações, geraram uma série de ocorrências que demandam atenção e ação imediata por parte da Prefeitura. Inundações, danos em infraestruturas e ruas alagadas foram algumas das consequências enfrentadas pela população.

A Prefeitura de Cansanção está mobilizando esforços para lidar com os impactos das chuvas. Equipes de pronto atendimento estão nas áreas afetadas, na Sede, para prestar assistência às famílias atingidas, realizar avaliações de danos e promover ações de limpeza e recuperação das vias públicas.

Contudo, algumas localidades estão com acesso remoto, com grande alagamentos como: estrada de Cansanção até Jatobá; estrada Cansanção até Cacimbas; estrada Cansanção até Lagoa do Frade; estrada Cansanção até Capoeiras e Povoados das Areias; estrada Cansanção até Santo Ambrósio e Assentamentos; estrada Cansanção até Mandacaru e estrada Cansanção até Lagoa do Curral via Maria Preta.

Outras localidades como os assentamentos da Lage do Ambrósio e Santo Ambrósio estão em situação crítica, ilhadas, por conta das chuvas que caíram e aumentaram os níveis dos rios e das represas que transbordaram na madrugada desta quinta-feira (4) comprometendo todo acesso.

Vale ressaltar que foram registrados volumes de água quase quatro vezes mais do esperado. A média dos últimos cinco anos foi de 179,4mm. De janeiro até o início de abril foram registrados 666,4 mm de volume de chuva. Em 2023, de janeiro até o final de abril, foi registrado apenas o volume de 22mm. As localidades do município que mais receberam chuvas foram Nossa Senhora das Graças 50mm, Sede 72mm, Estrelinha 43mm, Laje Comprida 25mm e Alguidar 59mm.

Ruas ficaram completamente destruídas pelas águas
Ruas ficaram completamente destruídas pelas águas | Foto: Divulgação

Ainda assim, medidas preventivas estão sendo tomadas, conforme Decreto nº 006/2024, de 30 de janeiro de 2024, atendendo as normas da Portaria nº 260/2022 – MDR, classificando a Situação de Emergência afetadas por Tempestade/Local/Convectiva/Chuvas Intensas como Nível II, para minimizar os riscos e proteger a população.

Ações de monitoramento contínuo das áreas vulneráveis, reforço na manutenção de sistemas de drenagem e comunicação constante com os moradores são algumas das estratégias adotadas pela administração municipal.

Diante deste novo desafio é essencial que a população de Cansanção permaneça vigilante e tome precauções adicionais, como informar imediatamente à Prefeitura qualquer ocorrência relacionada às chuvas, como deslizamentos, alagamentos ou obstruções em vias públicas. A colaboração de todos é fundamental para garantir a segurança de todos os cidadãos.

A Prefeitura de Cansanção reitera seu compromisso com a segurança e o cuidado com a população diante das adversidades causadas pelas fortes chuvas. Seguindo com toda a equipe monitorando de perto a situação, a administração municipal está empenhada em agir prontamente para minimizar os impactos e garantir a rápida recuperação do município.

Assista o caos:

exclamção leia também