As fortes chuvas que atingiram algumas localidades da Bahia danificou o estação elevatória de água tratada e o sistema integrado que atende os municípios de Wanderley e Muquém do São Francisco.
Devido a incidente, e Embasa precisou implantar, neste domingo (28), sistemas emergenciais para que os moradores das duas cidades continuem recebendo água tratada.
Segundo a Embasa, as cidades estavam totalmente alagadas e, durante a visita das equipes em um dos municípios, foi necessário usar um barco para chegar à estação elevatória. "O acesso estava completamente alagado. Não conseguimos passar de trator porque o nível da água estava muito alto. Finalmente, conseguimos um barco que nos levou até a elevatória. Todos os equipamentos, incluindo bombas e painéis elétricos, foram molhados e precisarão ser reparados ou substituídos", disse o gerente regional da Embasa, Marcos Rogério.
Ações sociais e humanitárias
Além de retomar o abastecimento de água rapidamente, a Embasa também disponibilizou caminhões hidrojato para lavagem das ruas e dos imóveis tomados pela lama e enviou cem cestas básicas para distribuição aos desabrigados.
Os colaboradores da Embasa também estão engajados em campanhas de arrecadação e distribuição dos itens básicos, em parceria com as prefeituras.