Por Amanda Souza
A primavera virou inverno na capital da Bahia. Uma frente fria chegou em Salvador e, além de chuva, trouxe queda de temperatura e alguns transtornos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, apesar de estarmos na estação das flores, a frente fria é um sistema meteorológico comum na Bahia nesse período do ano.
Mesmo comum, fato é que o pé d’água dessa terça-feira trouxe problemas para a cidade. De acordo com o boletim emitido pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), até as 17h de ontem o órgão recebeu 77 solicitações de vistorias.
A nota da Codesal informa ainda a ocorrência de uma série de eventos que prejudicaram o dia em Salvador. “Foram sete ameaças de desabamento, nove ameaças de deslizamento, quatro árvores ameaçando cair, uma árvore caída, 12 avaliações de área, 26 avaliações de imóveis alagados, três desabamentos de muro, dois desabamentos parciais, seis deslizamentos de terra, um galho de árvore caído, cinco infiltrações e uma orientação técnica”.
Esses problemas, apesar de afetarem a vida da população em geral, podem ser mais graves quando ocorrem na periferia. Há cerca de um mês, o Massa! denunciou as condições de uma escadaria no bairro de São Marcos. Na época, os moradores comentaram o medo do período de chuvas.
Com o mau tempo de ontem, a reportagem voltou a falar com os moradores da Baixa de Santa Rita. “É uma escada que não tem a menor condição, e qualquer chuva deixa impossível transitar com segurança. Fica super molhado, acumula limo e o risco é enorme”, comenta a enfermeira Tereza Ramos.
A moradora ainda destaca outro problema da região, que é um esgoto a céu aberto. Ontem, ficou bem problemático. “Como a rua não é pavimentada, o esgoto sobe e vira lama”, diz. “Quando chove, toda rotina é alterada. Ontem muita gente deixou de levar seus filhos para a escola. A gente vê área de encosta já cm o barro descendo, corre o risco de contrair uma doença”, ressalta Tereza.
Previsão do tempo
A frente fria oriunda da região sudeste ainda deve ficar pela cidade mais um tempo. Ontem, segundo a Codesal, os maiores acumulados de chuvas em 24h (atualizado às 16h45) foram registrados na Liberdade - Vila Sabiá (80mm); Capelinha - Vila Picasso (78,2mm); Bom Juá (77,2mm); São Marcos - Baixa de Santa Rita (76,4mm) e Lapinha (76,2mm). Ainda segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a influência de uma frente fria favorece o aumento de nuvens e a ocorrência de chuvas em grande parte do Estado, inclusive em Salvador. O tempo permanecerá instável, céu com muitas nuvens e chuvas até a quinta-feira 27/10 na capital”.