29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Anota aí - 16/11/2023, 15:23 - Da Redação - Atualizado em 16/11/2023, 16:39

Sussuarana recebe XXI Caminhada da Consciência Negra neste domingo

Cortejo vai sair da USF Raimundo Agripino a partir das 9h30

Projeto “Danças Negras e Periferia” é desenvolvido pelo Núcleo Artístico de Favela (NAF) em parceria com o Coletivo Negritude Sussuarana
Projeto “Danças Negras e Periferia” é desenvolvido pelo Núcleo Artístico de Favela (NAF) em parceria com o Coletivo Negritude Sussuarana |  Foto: Divulgação

A ruas do bairro da Sussuarana se transformarão em um palco da diversidade neste domingo (19), para celebrar a emblemática XXI Caminhada da Consciência Negra. Para fortalecer a identidade da cultura negra, em 2023, a celebração ganha um toque especial com o projeto "Danças Negras e Periferia - Intersecção do Bicentenário e Suas Conexões”, iniciativa que visa promover diálogos sobre questões sociais e raciais.

A caminhada começa às 9h30, na Unidade de Saúde da Família (USF) Sussuarana Raimundo Agripino, na Av. Ulysses Guimarães, em Sussuarana Velha, e se estenderá até a Praça do Colégio Estadual Ruth Pacheco, em Nova Sussuarana. O desfile contará com a presença de rainhas, príncipes e princesas das Noites da Beleza Negra em Sussuarana, que representarão com orgulho a comunidade.

Espectadores testemunharão a vibrante potência da arte, com suas cores e ritmos. O projeto “Danças Negras e Periferia”, desenvolvido pelo Núcleo Artístico de Favela (NAF), em parceria com o Coletivo Negritude Sussuarana, busca reconhecer e valorizar as identidades étnicas e culturais nas comunidades periféricas de Salvador. Além disso, a caminhada será acompanhada por diversas apresentações culturais, incluindo capoeira, a tradicional ala das baianas e grupos de dança.

Uma das atrações mais aguardadas do projeto é a mostra artística itinerante que será realizada em novembro, coincidindo com a XXI Caminhada da Consciência Negra. Com uma expectativa de aproximadamente 600 espectadores, essa mostra exibirá os resultados das oficinas realizadas durante o projeto, proporcionando uma oportunidade única para a comunidade celebrar sua rica herança cultural e expressões artísticas.

O projeto "Danças Negras e Periferia" foi contemplado pelo Edital Diálogos Artísticos - Bicentenário da Independência na Bahia e conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa).

exclamção leia também