25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Alerta - 15/08/2023, 13:11 - Anderson Orrico

Surto de catapora obriga prefeitura de Nova Fátima a suspender aulas

Secretária de Saúde informou que 18 casos foram notificados nesta semana

Retorno das aulas pode ser adiado para evitar que mais crianças se infectem
Retorno das aulas pode ser adiado para evitar que mais crianças se infectem |  Foto: Reprodução/Site Cidades do meu Brasil

Um surto de catapora tomou conta da cidade de Nova Fátima, no norte da Bahia, e obrigou a prefeitura a suspender as aulas.

Segundo a secretária de Saúde do município, Mônica Reis, 18 casos foram notificados nesta semana. Também há relatos de pessoas que não procuraram atendimento médico.

"Na semana passada, a escola estadual registrou sete casos. Nós isolamos essa escola, fizemos a higienização, porém essa semana temos casos nas escolas do município", disse Mônica.

Ainda de acordo com a secretária, o número de casos registrados vai ser analisado para verificar a possibilidade de adiamento do retorno das atividades escolares.

"Suspendemos as aulas nos próximos dias para que a gente possa conter essa curva crescente, porque é uma doença altamente contagiosa".

A catapora é uma doença infecciosa e com alto risco de contágio, causada pelo vírus varicela-zoster. Geralmente, se manifesta em crianças, porém com quadros leves. Em adultos, pode ser grave, com sintomas mais pesados e complicações mais sérias.

O principal sintoma da doença são as feridas na pele, que causam muita coceira. Além disso, o paciente pode ter também febre baixa, cansaço, dor de cabeça e perda de apetite.

exclamção leia também